Matrículas na rede estadual ocorre com tranquilidade

Teve início hoje, 12, o período de confirmação de matrículas destinado aos alunos que continuarão estudando na mesma escola. Aqueles que já são alunos da rede estadual devem ficar atentos ao prazo que segue até a sexta-feira, 16.

No Colégio Estadual Dom Luciano, foi o dia da rematrícula para o 9º ano e a 1ª série do Ensino Médio, embora o encerramento do ano letivo ocorra só no dia 14 de janeiro.  “Como já temos 90% dos resultados, já que a última prova foi realizada no dia 9 de janeiro, estamos realizando apenas a rematrícula dessas séries como cumprimento do calendário elaborado pela Secretaria Estadual de Educação”, esclarece a coordenadora Fátima Mendonça.

Fátima ainda ressalta que uma das medidas para evitar transtornos, como filas intermináveis e pais dormindo na porta da escola, será feito uma distribuição de senhas. A instituição disponibiliza 29 turmas no período matutino e 10 para o noturno.

Cássia, dona-de-casa, afirma que foi tranquila a matrícula
A dona-de-casa Cássia Maria Freitas afirma que nos primeiros dias, a renovação é mais rápida. Por outro lado, a pior fase foi o ingresso na instituição. “Não demorei para ser atendida, porque minha filha mais velha já estudava aqui. Se não, teria que até dormir na escola para garantir uma vaga para a irmã dela”, comenta.

Para a também dona-de-casa Jane Carmen Barreto, outra dificuldade foi a grande procura pelo estabelecimento de ensino. “Após essa fase, não houve dificuldades na renovação, só que no ano passado, demorou muito. Nesse ano, a rematrícula está mais organizada”, elogia.

Comodidade

Com o intuito de evitar filas e transtornos às famílias, uma das inovações utilizadas foi a pré-matrícula realizada na Internet no 

Genaldo Lima, diretor do colégio estadual Atheneu Sergipense
final de novembro e início de dezembro.  “Essa é uma maneira de promover tranqüilidade às famílias, já que não precisam comparecer à escola para refazer a matrícula, se os alunos forem aprovados. Apenas precisam comparecer à escola, caso possuam alguma pendência, como falta de algum documento ou até mesmo a reprovação”, esclarece o diretor do colégio estadual Atheneu Sergipense, Genaldo Lima. Todas as escolas estaduais têm até o dia 16 de janeiro para informar ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) a disponibilidade de turmas e vagas existentes, além da situação do aluno.

Para os estudantes que pretendem permanecer na rede estadual, só que em outro estabelecimento de ensino, a matrícula acontece entre os dias 19 e 23 de janeiro. Já para os interessados em ingressar na rede estadual, o período vai de 26 a 30 de janeiro.  Os documentos necessários são a declaração de transferência da escola, uma foto 3X4, carteira de identidade e CPF do responsável, caso o aluno tenha idade inferior a 18 anos. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800 285-5321.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais