MEC autoriza mais 10 vagas para Medicina

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria n° 109, de 5 de junho, autorizando a expansão de vagas em cursos de Medicina nas universidades federais. Foram liberadas 1.615 vagas para todo o país; a UFS foi contemplada com 10 vagas para o campus de Lagarto.

Segundo o diretor geral do campus Mário Adriano, a UFS pretende oferecer essas novas vagas no próximo vestibular, cujo edital já foi divulgado. “Temos que passar pelo Conepe [Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão] para apreciar o ajuste de vagas do curso para, depois, se houver tempo hábil, acrescentar as 10 vagas no edital do vestibular através de termo aditivo”.

O campus de Lagarto lançou sua primeira turma de Medicina em fevereiro passado com 50 vagas, assim como o curso de Odontologia. Um ano antes, na instalação do campus, foram oferecidos os primeiros cursos também com 50 vagas cada um: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. 

Das 1.615 vagas autorizadas pelo MEC, a maior parte concentra-se nas regiões Nordeste (775), Norte (310) e Centro-Oeste (270). As regiões Sudeste e Sul foram contempladas com 220 e 40 vagas, respectivamente. Do total de vagas, 220 destinam-se às universidades novas.

77 mil novos cargos

O Senado Federal aprovou em 30 de maio o Projeto de Lei nº 36/2012, oriundo da Câmara dos Deputados, que autoriza o Ministério da Educação a criar mais de 77 mil cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas para as instituições federais de ensino.

Segundo a proposta, que obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania também nesta quarta-feira, e foi ao plenário para análise em regime de urgência, serão instituídos 43.875 cargos de professor e criados, ainda, 27.714 de técnicos administrativos, além de 1.608 de direção e 3.981 funções gratificadas. O projeto será encaminhado à sanção presidencial. Leia a matéria completa.

Vestibular e Enem

O edital do vestibular 2013 dos cursos presenciais foi divulgado pela UFS em 28 de maio. São disponibilizadas 5.490 vagas em 106 opções de cursos. A inscrição custa R$ 10. Essa vai ser a primeira seleção que utilizará a nota do Enem, cujo período de inscrição vai até 15 de junho. Saiba mais aqui.

Quanto ao vestibular dos cursos da educação a distância, o Centro de Educação Superior a Distância da UFS (Cesad) aguarda a autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para divulgar o edital.

Isenção do vestibular

A UFS liberou no último dia 5 o edital para a solicitação de isenção das taxas dos vestibulares da educação a distância e dos cursos presenciais.  A inscrição vai de 14 a 22/6. Saiba mais aqui.

Fonte: Ascom UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais