MEC libera 215 vagas de professor para UFS

0

O reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho anunciou a liberação por parte do Ministério da Educação (MEC) de 215 vagas para professor efetivo. Com as novas vagas, o quadro de professores da UFS passará de 625 para 840.

Segundo Josué, os critérios utilizados na divisão das referidas vagas são: completar a implantação do campus de Itabaiana; transformar alguns núcleos em departamento; atender aos cursos em processo de implementação; e ampliar o corpo docente dos departamentos.

Estes critérios se pautariam pela idéia de equalização, em que cada departamento recebe um mínimo de uma vaga e as demais são distribuídas de acordo com o número de alunos equivalentes, acrescidos de bônus por cursos noturnos ou cursos fora da sede.

Os centros de São Cristovão, Aracaju e Laranjeiras receberão 175 vagas. O de Itabaiana, em processo de implantação, receberá 40, totalizando um quadro de 100 professores.

Das 215 vagas liberadas, 40 vieram diretamento para a implantação do campus de Itabaiana, 31 da parcela de 2008 do Reuni e 144 para o banco de professores equivalentes.

Ainda essa semana será emitida portaria especificando o número total de vagas para cada departamento. A preferência será por professores doutores em regime de dedicação exclusiva. Os departamentos que desejarem outra modalidade de contrato deverão apresentar justificativa.

Com informações da Ascom UFS

Comentários