![]() |
IFS Aracaju (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Em reunião realizada na última quarta-feira, 25, em Brasília, com a presença do reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, do secretário executivo do Ministério da Educação (MEC) e ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) e do prefeito de Propriá, José Américo, foi anunciada a liberação de recursos na ordem de R$ 22 milhões destinados às obras de reforma das instalações do Campus Aracaju.
Na ocasião, houve também o anúncio da autorização do início das atividades a partir de 2014, em sede provisória, dos campi Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Tobias Barreto, integrantes da terceira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica, anunciada pelo Governo Federal em agosto de 2011.
Segundo o professor Ailton, a liberação dos recursos destinados à reforma do Campus Aracaju é de fundamental importância para a comunidade acadêmica do IFS. “Trata-se de uma importante, fundamental e necessária obra, que contempla a construção de uma nova biblioteca, auditório, sede de agência bancária e de toda a administração do Campus Aracaju. Esse é um projeto inovador, que vai trazer todo o conforto que a nossa comunidade merece”, ressalta.
Novos campi
Para ele, a autorização para o funcionamento de três novos campi no interior do estado é também um grande motivo para comemoração. “Com o início das atividades nas cidades de Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Tobias Barreto, estaremos cumprindo o nosso papel, que é interiorizar a educação pública nos mais diversos níveis. Nesses municípios, iremos desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, criando inúmeras oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para os jovens que moram nas diversas regiões sergipanas e em estados vizinhos”, afirma o reitor do IFS.
O reitor destaca, ainda, a importância do apoio das autoridades políticas sergipanas, que sempre estão à disposição para defender os interesses da educação em Sergipe, como o governador Marcelo Déda, o senador Eduardo Amorim, o deputado federal Rogério Carvalho, o deputado estadual João Daniel e o vereador de Aracaju, Emmanuel Nascimento.
De acordo com o professor Ailton, o IFS tem recebido o apoio de diversos políticos do estado em nossos pleitos.
“Enviamos ofício para o senador Eduardo Amorim, solicitando apoio no sentido de intervir junto ao Senado e ao MEC, em favor da liberação dos recursos orçamentários para as obras no Campus Aracaju. Ele nos atendeu prontamente e, inclusive, nos acompanhou na reunião ao ministro e fez questão de reafirmar que foi aluno da antiga Escola Técnica e que está lutando junto aos congressistas de Sergipe para incluir o IFS na 4ª emenda de bancada do Governo do Estado”, enfatiza.
Fonte: Ascom IFS