![]() |
O professor Ruy Belém será um dos homenageados (Foto: Assessoria Parlamentar) |
Sete notáveis educadores do Estado de Sergipe receberão da Assembleia Legislativa a Medalha de Mérito Educacional Manoel José Bomfim, entregue na próxima segunda-feira, 15, – quando todo o Brasil comemora o Dia do Professor. Os homenageados deste ano serão os professores Ruy Belém de Araújo, Maria Thétis Nunes, Virgínio José de Carvalho Neto, Marlene dos Santos Alves, Rusel Marcos Batista Barroso, Celina Nascimento Montalvão e Ada Augusta Celestino Bezerra.
A homenagem do Parlamento Sergipano, estabelecida pela resolução nº 26/2010, de autoria da deputada estadual Ana Lucia Vieira (PT), reconhece os esforços prestados por aqueles que contribuíram para um sistema educacional público gratuito e de qualidade para todos no estado de Sergipe.
Ao escolher o nome do professor Ruy Belém para prestar homenagem, a deputada e professora Ana Lúcia quer prestigiar sua história de vida dedicada à educação, à militância sindical, à luta por uma sociedade justa, democrática e igualitária.
Trajetória de Vida
Natural de Riachuelo e filho de José Araújo e Jair Belém (falecidos), o professor Ruy Belém graduou-se em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Sergipe em 1980. Oito anos depois, concluiria a especialização em História Moderna e Contemporânea pela PUC/MG (1988), seguido do mestrado em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Sergipe (1995). Os títulos acadêmicos lhe credenciaram para o cargo de professor da Universidade Federal de Sergipe, onde leciona as disciplinas História Contemporânea, Econômica e A Questão Agrária: história e cultura.
Ainda na juventude, a proximidade com o movimento estudantil lhe permitiu vivenciar experiências importantes para sua formação humanista contestatória. O que desembocou na construção de uma concepção de mundo norteada pelos princípios da solidariedade e da democracia. Uma concepção que foi consolidada na universidade, contando com influência das leituras de cunho cientifico e através de um engajamento político constante. Construiu uma concepção de mundo que tinha como substrato teórico as leituras de Karl Marx.
Em sua pesquisa acadêmica, Ruy Belém sempre focou a questão agrária, a história econômica e os movimentos sociais. Ele escreveu sobre a história da urbanização, universidades públicas e gestão democrática. Atualmente Belém é membro do Núcleo de Pesquisa História Popular do Nordeste, do Programa de Documentação e Pesquisa do DHI/UFS, da Comissão de História do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, e Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Sergipe.
Fonte: Assessoria Parlamentar
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B