Meio ambiente é tema de intercâmbio entre escolas

Alunos fizeram apresentações

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu nesta quinta-feira, 3, o II Intercâmbio das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas), com o objetivo de socializar as experiências e projetos socioambientais desenvolvidos no âmbito das unidades de ensino.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Desenvolvimento e Assistência Social e contou com a participação de mais de 12 escolas que já possuem comissões instaladas.

Com o tema "De mãos dadas com a sustentabilidade", o evento trouxe experiências exitosas do Colégio Estadual Maria das Graças Menezes, (DRE'7- Itabi), além da apresentação do Relatório Sistematizado das Ações de Educação Ambiental da DRE'9. Houve apresentações culturais e uma retrospectiva das oficinas pedagógicas "Formação Com-Vidas".

Pedro Santana, assessor do Serviço de Educação em Direitos Humanos, abriu o evento enfatizando a importância de realizar trocas de experiências como esta, e explicou a criação do SEDH como serviço que pensa em ações pautadas na diversidade, pluralidade, coletividade.

Conceição cruz, coordenadora de Educação Ambiental 

"Foi estabelecido o Serviço em Direitos Humanos para pensar, numa visão mais humanista, às relações com os estudantes, a escola como serviço de aprendizagem e ensino de qualidade e que possamos avançar em todos os aspectos de gênero, da não violência, da inclusão", destacou.

Conceição Cruz, coordenadora de Educação Ambiental do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic) do Departamento de Educação, ressaltou a importância de eventos como este para a sensibilização de diretores e coordenadores de escola na implantação das Com-Vidas.

"É uma ação fomentada pela Secretaria de Educação que trabalha a Lei 6.882 preceituando a política ambiental do estado com instituições das comissões em todas as escolas", afirmou.

Segundo Conceição Cruz, as escolas possuem projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável e meio ambiente, porém, das 354 unidades escolares de Sergipe, 20 já oficializaram as Com-Vidas, um número ainda reduzido, mas que o Nedic tem tentado reverter realizando oficinas para subsidiar teoricamente e estrategicamente na criação das comissões.

Troca de Experiências

O Colégio Estadual Maria das Graças Menezes localizado em Itabi foi um dos que levou ao evento experiências exitosas, como o projeto "Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis'. Cada professor da escola fica responsável em desenvolver interdisciplinarmente temas, tais quais: água como recurso natural, poluição do solo, sociedade sustentável, matriz energética.

"Queremos sensibilizar e conscientizar os alunos sobre as questões ambientais e recursos naturais renováveis", afirmou Enágio Santos da Silva, coordenador do projeto.

Elizabeth dos Santos, coordenadora de Educação Ambiental da DRE'1, destacou que80% das escolas da diretoria possuem projetos de educação ambiental, porém, apenas duas delas instalaram as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas). "Estamos gradativamente trabalhado para aumentar as comissões", informou.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais