(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A Capes aprovou com nota 4 a proposta da Universidade Federal de Sergipepara criação de um Mestrado Interdisciplinar de Cinema e Narrativas Sociais. O novo programa de Pós-Graduação StrictuSensu tem caráter inédito no Brasil: é a primeira vez que um programa de Pós-Graduação sobre essa temática, e com caráter interdisciplinar, é criado no país.
O cinema é uma área essencialmente interdisciplinar e a UFS possui hoje, em seu corpo docente, diversos professores e pesquisadores que atuam na área de cinema. A instituição conta, além do curso de graduação em Audiovisual, do Departamento de Comunicação Social (Dcos), com projetos de extensão sobre essa área.
Fazem parte do projeto 15 professores da UFS de áreas como Comunicação, Design, Artes Visuais, Filosofia, Letras, Educação, Educação Física, Psicologia, Antropologia, Ciências da Religião, Teatro e Biologia. Há ainda um professor colaborador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que pesquisa a relação entre cinema e música.
De acordo com a coordenadora da proposta, a professora de Audiovisual, Ana Ângela, este é o primeiro mestrado na área de artes da universidade. “Já começamos com o pé direito, com uma nota 4 da Capes. É também mais uma realização da UFS na área Interdisciplinar, que é a que mais cresce hoje dentro da Capes”, comenta a docente que também é responsável pelo projeto de extensão Cine Mais UFS, que funciona desde 2010 no campus de São Cristóvão.
O mestrado é voltado para os graduados das mais diversas áreas cujos estudos mantenham diálogo direto com o cinema. Nesse sentido, seu público-alvo não se limita aos estudantes das áreas de Comunicação, Audiovisual e Cinema. Egressos de todos os cursos de sociais e humanas, além de alguns cursosda saúde, como Biologia, podem apresentar projeto na seleção.
A área de concentração é Cinema e narrativas sociais. Compreende, como explica o próprio projeto, “áreas, campos e disciplinas de estudo e de ações, cujos objetos e temas investigativos tocam e são tocados pelo cinema em sua natureza interdisciplinar”.
O mestrado terá, a princípio, duas grandes linhas de pesquisa: (1) Cinema, linguagem e relações estéticas e (2) Cinema e narrativas do contemporâneo. O processo de seleção ainda não está marcado.
O projeto é fruto da construção de uma ação integrada do Núcleo de Pós-Graduação Interdisciplinar de Cinema (NPGCINE) da UFS.
O Núcleo é composto por:
Adriana Dantas Nogueira – Departamento de Artes e Design
Ana Ângela Farias Gomes – Departamento de Comunicação
Carlos Cezar Mascarenhas de Souza – Núcleo de Teatro
Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz – Departamento de Letras
Claudiene Santos – Departamento de Biologia
Fábio Zoboli – Departamento de Educação Física
Hamilcar Silveira Dantas Jr. – Departamento de Educação Física
Joe Marçal Gonçalves dos Santos – Núcleo de Ciências da Religião
Lilian Cristina Monteiro França – Departamento de Comunicação
Luís Américo Silva Bonfim – Departamento de Artes e Design
Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia – Departamento de Ciências Sociais
Marcos Ribeiro de melo – Departamento de Psicologia
Maria Beatriz Colucci – Departamento de Comunicação
RanatoIzidoro da Silva – Departamento de Educação Física
Romero Jr. Venâncio silva – Departamento de Filosofia
Fonte: Ascom UFS com informações do NPGCINE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B