![]() |
Programa Alfa e Beto (Foto: Ascom Seed) |
O método fônico é marcado pela ênfase em ensinar a criança a associar rapidamente letras e fonemas. Esta é a metodologia trabalhada nas 173 escolas da rede estadual de Sergipe que aderiram ao Programa Alfa e Beto. O Alfa e Beto já atendeu de 2007 até hoje 24.280 estudantes na faixa dos 6 aos 8 anos matriculados no 1° ano do ensino fundamental.
A edição 2.189 da revista ISTO É, de 26 de outubro de 2011, divulgou que a Academia Brasileira de Ciências (ABC) fez um levantamento com base em 75 estudos internacionais mostrando a eficiência do método fônico. Estudos científicos baseados em análises por ressonância magnética e neuropsicologia comprovaram que começar a ensinar os fonemas e seus correspondentes gráficos, de acordo com o método fônico, amplia a capacidade de leitura da criança.
![]() |
Aurélio de Matos, diretor da Escola Ribeiro Filho |
O Programa Alfa e Beto baseia-se no método fônico e na teoria cognitiva da leitura, segundo a qual, para compreender textos, é preciso desenvolver competências básicas como dominar o princípio alfabético e decodificar palavras. Além disso, o Alfa e Beto dispõe de ferramentas de monitoramento do trabalho do professor e ferramentas de avaliação do aluno.
A secretária adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Pereira, aprova a adesão das escolas da rede estadual ao programa que tem demonstrado ótimos resultados nas unidades escolares em que está inserido. "O programa defende o uso de métodos e procedimentos específicos e aponta para o papel ativo do professor, um dos principais responsáveis pelo desempenho do aluno, uma vez que crianças não se alfabetizam sozinhas. Elas dependem de intervenções conscientes e dirigidas", declarou a secretária.
Por essa razão, o Alfa e Beto está presente em unidades escolares de todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs), assim como em escolas da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Em todas as regionias de educação existem supervisores que fazem o monitoramento das aulas regularmente, auxiliando o professor na sua prática docente.
Alfabetização assegurada
O programa Alfa e Beto integra as ações prioritárias da SEED para a correção do fluxo escolar e visa assegurar a alfabetização das crianças com qualidade. "O Alfa e Beto tem como fundamento evidências científicas de neurolinguística e teoria cognitiva da leitura. A sua eficácia está documentada nos instrumentos de monitoramento e avaliações realizadas pela coordenação estadual do programa em Sergipe", acrescentou a professora Hortência.
O Programa Alfa e Beto é coordenado em Sergipe pela professora Josefa dos Santos, técnica do Departamento de Educação da SEED. Ela revelou que quando o programa foi inserido em escolas da rede estadual houve, inicialmente, uma certa resistência por parte dos educadores, porém essa situação se inverteu.
"A Secretaria de Estado da Educação disponibilizou aos docentes capacitações sobre o Alfa e Beto e sobre o método fônico. Foi feita também a distribuição de material didático específico do programa. Após os bons resultados alcançados pelos alunos nas escolas, os docentes mudaram de opinião e hoje aprovam e defedem a adesão da escola a esse programa", disse a professora Josefa.
Eficácia comprovada
Esse é o caso da Escola Estadual José da Silva Ribeiro Filho que desde que passou a trabalhar o programa Alfa e Beto alcançou um índice de aproveitamento de 98% entre os alunos do 1º ano do ensino fundamental. "O programa orienta muito bem o professor e dispõe de um material didático excelente. Temos cartazes, minilivros que contam história que as crianças adoram, além de jogos criativos. Eles aprendem brincando, e garanto: todos os meus alunos saem daqui lendo e escrevendo", afirma a professora Valdite Teixeira.
O interesse da turma pela leitura confirmou, na prática, o que disse a professora Valdite. O estudante Daniel Santos, 7 anos, já sabe ler e confessou que adora histórias em quadrinhos. "Conheço todas as letras do alfabeto e já leio e escrevo. Minhas histórias favoritas são as da turma da Mônica. Gosto muito também do Chico Bento", revelou o aluno.
Quem também demonstrou muito interesse pela leitura foi a pequena Samila Leite, também de 7 anos. "Aprendi a ler aqui na escola com os joguinhos e as rodas de leitura com os colegas. Estou lendo a história de Cinderela e estou gostando muito", disse a aluna.
Quem também está satisfeito com o bom desempenho dos alunos é o professor Aurélio de Matos, diretor do José da Silva Ribeiro Filho. Ele foi quem primeiro implementou o programa Alfa e Beto em escolas da rede estadual de ensino. "Desde que conheci o Alfa e Beto acreditei na sua eficácia. Hoje posso comprovar na prática, pois esta escola é uma referência no bairro Santos Dumont. Temos professores comprometidos, e os pais elogiam o trabalho deles quando percebem os avanços alcançados por seus filhos", declarou o diretor.
Os números ratificam o bom desempenho dos alunos da Escola Estadual José da Silva Ribeiro Filho, que alcançou 4,4 de média no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), uma das maiores médias em todo o estado e também no país, visto que a média nacional divulgada pelo IDEB em 2010 é de 4,6.
Fonte: Ascom Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B