Missão Pedagógica no Parlamento 2019 continua com inscrições abertas

As inscrições estão abertas até 3 de dezembro (Foto: Divulgação)

A Câmara dos Deputados continua com as inscrições abertas para professores, coordenadores e diretores de escola que desejam participar do Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019.  Os interessados poderão se inscrever até o dia 3 de dezembro no site oficial do programa. A Missa Pedagógica compreende uma atividade de capacitação em educação para democracia realizada em duas unidades: encontro presencial (40h) – que será realizado de 10 a 14 de junho de 2019, na Câmara dos Deputados, em Brasília;  e Módulo de Aplicação de Educação a Distância (50h). A participação é gratuita e o participante recebe um certificado de 130 horas.

O ingresso se dará por meio da participação no curso “Educação para Democracia e o Parlamento” com carga horária de 40 horas. Serão disponibilizadas para este curso 16 (dezesseis) vagas por estado, totalizando 432 vagas. A inscrição no curso será por formulário eletrônico e as vagas preenchidas por sorteio eletrônico. Caso não haja inscritos de determinado estado, as vagas serão remanejadas para outros estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de inscrições.

Nesta edição, foram estabelecidas duas trilhas de aprendizagem para o programa, que orientam a construção dos objetivos de aprendizagem e dos conteúdos programáticos: trilha 1: conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia: oportuniza o aprendizado sobre cidadania, política, democracia e Poder Legislativo de forma contextualizada e reflexiva; e trilha 2: atuando como agente de educação para democracia na escola: oportuniza o aprendizado de conceitos e metodologias para subsidiar a atuação do docente como multiplicador de ações de educação para democracia nas comunidades escolares.

Os requisitos para inscrição no processo seletivo são: estar atualmente trabalhando como professor regente, coordenador, orientador pedagógico e diretor escolar dos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública; apresentar Termo de Ciência e Recomendação da escola ou Secretaria de Educação e não ter participado de nenhuma edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento oferecido pela Câmara dos Deputados. Serão escolhidos 54 profissionais com o melhor desempenho no curso, sendo dois por estado.

Quanto às metodologias para as duas trilhas, são priorizadas aquelas que privilegiem o diálogo e a vivência. Exposições dialogadas, simulações, debates oficinas e troca de experiências.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Escola Virtual de Cidadania www.camara.leg.br/evc

Seleção

O ingresso no Missão Pedagógica no Parlamento 2019 se dará por meio da participação no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”. Serão oferecidas 16 vagas por estado, totalizando 432 vagas. A inscrição no curso será por formulário eletrônico e as vagas serão preenchidas por sorteio eletrônico.

Participarão do Programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 professores, coordenadores ou orientadores pedagógicos com melhores desempenhos no curso a distância, sendo dois por estado.

Certificado de participação

Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) com carga horária de 130 horas. Os educadores que forem aprovados no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, mas não forem selecionados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento, receberão certificado com carga horária de 30 horas.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais