|
(Foto: Portal Infonet) |
Por conta da necessidade da construção de 91 novas creches para o município de Aracaju até o ano 2020 segundo estudos estatísticos feitos pelo IBGE e INEP, foi realizada uma audiência nesta terça-feira, dia 24, no Ministério Público Estadual (MPE).
Aberta a audiência foi dada a palavra a coordenadora de Educação Infantil, professora Maria José Barreto que assim se manifestou informando que está programado para o dia 03 de maio uma reunião com os coordenadores de todas as unidades de ensino, bem como a Secretaria Municipal de Assistência Social, SMS, conselhos tutelares e Conselho Municipal e Educação para tratar da divulgação da mobilização do lançamento da campanha municipal do mapeamento de demanda da educação infantil.
No dia 12 de maio será realizado o lançamento da campanha na escola de educação infantil José Augusto Arantes Savazine no bairro Japaozinho. De 14 a 18 acontecerá a semana de mobilização com as 77 escolas da rede municipal envolvidas. Os pais ou responsáveis por crianças na faixa etária de zero a cinco anos, deverão procurar uma das unidades de ensino da rede municipal e preencher a ficha de cadastramento de educação infantil. De 21 de maio a 08 de junho serão tabulados dados para elaboração do plano de atendimento a demanda que está com apresentação prevista para 8 de agosto de 2012.
Foi solicitado pelo promotor da Educação, Fausto Valois, que priorizassem o envolvimento dos órgãos colegiados, juntando-se a Semed no intuito de serem desenvolvidas ações para atender a demanda atual de creches e planejar o futuro a fim de serem criadas novas unidades de educação infantil. “O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que a criança tem direito a creche independente da condição econômica, mas claro que nós não vamos pensar em construir uma creche pública num bairro em que a população tenha uma condição financeira que pode permitir o acesso a educação infantil, é muito melhor se programar que se atenda aquela população hiposuficiente que tem necessidade de colocar o seu filho ou sua filha em um estabelecimento de ensino infantil público para garantir que eles tenham acesso as condições tranquilas de irem trabalhar e saberem que os filhos estão num local que tenha um berçário adequado, alimentação adequada e possam trabalhar em paz”, informou Valois.
O promotor de justiça solicitou a representante da Semed que até o dia 10 de agosto de 2012 apresente a Promotoria da Educação os resultados dos trabalhos desenvolvidos para mapear as localidades que necessitam de disponibilização, ampliação ou ainda planejamento de novas regras para atendimento da educação infantil em Aracaju.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B