![]() |
Alunos promoveram protesto na manhã desta segunda-feira, 7 (Foto: divulgação) |
Uma mudança no tempo de tolerância no horário de chegada gerou um clima de insatisfação entre os alunos do Colégio Estadual Dom Luciano. Com nova regra, que entrou em vigor nesta segunda-feira, 7, muitos alunos ficaram do lado de fora da unidade escolar, o que gerou revolta e protesto.
Adrian Brito, que é aluna do 2º ano, explica que a regra antiga permitia que os alunos chegassem às 7h30 ou entrassem no 2º horário, às 7h50. De acordo com ela, a regra imposta pela nova diretora, estabelece que o limite é até às 7h20, e após esse horário, o aluno que não chegar no horário perde todas as aulas do dia. “Não fomos avisados dessa nova regra e hoje quase 50 alunos ficaram do lado de fora. Os alunos fizeram muito barulho e a diretora olhava e fingia que não via. Depois ela chamou a polícia, dizendo que estava com medo de ser agredida”, explica.
![]() |
Quase 50 alunos ficaram do lado de fora da unidade escolar (Fotos: Portal Infonet) |
A mudança não agradou e pegou todos os alunos de surpresa, segundo a aluna do 1º ano, Sarah Barbosa. “Ele teve uma semana para nos falar da mudança e o certo seria que ela passasse em todas as salas ou mandasse alguém para nos informar. Muitos alunos são do interior e nem sempre conseguem chegar no horário”, reclama.
Impedidos de entrar, os alunos se aglomeraram em frente à escola e bloquearam a passagem dos veículos. Duas viaturas da polícia militar estiveram no local e de acordo com os policias, o chamado veio da diretora que alegou que os alunos estavam fazendo gritaria e tentando entrar na escola. “Conversamos com a diretora e informamos que esse é um problema administrativo e que nós não podemos interferir. Nosso papel aqui é manter a ordem”, destaca um dos policiais que preferiu não se identificar.
![]() |
||
Polícia Militar foi acionada
|
O protesto dos alunos contou com o apoio da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES), representada pelo estudante Gerinaldo Correia. “É preciso entender que muitos alunos vem do interior e algumas vezes, eles podem atrasar. Não é justo que eles sejam impedidos de estudar”, justifica.
Seed
A Secretaria de Estado da Educação esclareceu, através de nota, que todas as escolas têm autonomia para decidir e definir as normas de funcionamento das unidades, dentre elas, os horários de entrada e saída dos alunos.
De acordo com a nota, no caso do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte, no ato da matrícula dos alunos, os pais assinaram um termo de compromisso em que todas essas normas estão especificadas. Neste ano ficou definido que no turno da manhã a tolerância de entrada dos alunos na escola é até às 7h20 e no turno da tarde até às 13h20.
A Seed informou ainda que a coordenadora pedagógica da escola Elenilde Novais de Souza, relatou que alguns alunos protestaram na manhã desta segunda-feira, 4, sobre o tempo de tolerância para entrada na escola, mas depois se acalmaram e concoradam em cumprir os novos horários. Ela informou que além dos pais terem assinado o termo de compromisso em que está estabelecido o novo horário, durante toda a semana passada, os alunos foram avisados que a partir desta segunda-feira este novo horário passaria a vigorar. Elenilde Novais garantiu ainda que os alunos que vêm do interior não serão prejudicados com o novo horário.
Por Verlane Estácio