![]() |
Na luta por direitos, professores fazem marcha em Carira (Fotos: Sintese / Agreste) |
A segunda-feira, 7, se iniciou com protestos na região do Agreste sergipano. Cerca de 370 professores da rede municipal de ensino de Carira, município distante 112 km de Aracaju, realizaram uma marcha pelas ruas da cidade. O ato em repúdio a atual gestão que cortou o salário dos professores do município após a greve de 18 dias da categoria, teve por finalidade a luta em defesa dos direitos dos profissionais da educação.
“Estamos dando hoje a resposta ao prefeito de Carira sobre o corte dos salários. A marcha é para mostrarmos ao povo da cidade, toda a indignação que temos na atual gestão. O que fizeram com nós professores é de uma total falta de administração e organização com o servidor público, além de faltar com respeito com os alunos e o povo da cidade”, relata a coordenadora geral da Sub-sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Ensino (Sintese) na região Agreste, Maria Enivalda Leite Souza.
Ação judicial
![]() |
Ato ocorreu na manhã desta segunda, 7, em pelas ruas da cidade |
Há uma semana, o Portal Infonet mostrou o corte de salários de professores que aderiram à greve. Após o ocorrido, o Sintese se manifestou e já entrou com medida judicial contra a prefeitura de Carira, para que seja revisto a questão.
Sem salário, professores da cidade estão ganhando cestas básicas do Sintese. “O Sintese está ajudando professores, porque muitos estão devento no banco, com o saldo negativo. Quando foram sacar o salário do mês no banco ficaram sem ter como manter a família”, conta Maria Enivalda.
Reajuste
De acordo com o Sintese, há quatro anos os professores de Carira não recebem reajuste no piso. Com um salário atualmente de R$ 1.024,00, referente ao ano de 2013, a categoria cobra por aumento de 8,32%. “Desde 2014 estamos tendo audiências constantes com administração da cidade para rever problemas, em toda as audiências entre administração e Sintese, a prefeitura não cumpriu com a sua obrigação. Os professores de Carira estão há quatro anos sem reajuste do piso, fora isso a administração deve passivo trabalhistas, são salários, décimo terceiro e férias”, desabafa Maria.
Prefeitura
A reportagem do Portal Infonet tentou contato por meio de telefone com a assessoria de comunicação do prefeito de Carira, Diogo Machado, mas não obteve êxito. O Portal segue a disposição do órgão para esclarecimentos por meio do (79) 2106-8000 / jornalismo@infonet.com.br.
Por Leonardo Dias e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B