Nenhum curso em SE alcançou três notas máximas no Enade

Nenhum curso de instituições de ensino superior em Sergipe alcançou a nota máxima nos três principais conceitos da edição 2007 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): a pontuação no Enade, a média do IDD, que aponta o quanto o ensino da instituição agregou ao aluno e o conceito preliminar do curso.

No Estado sergipano, apenas o curso de odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) chegou perto, atingindo a nota 5 na avaliação do Enade, mas obtendo 4 nos dois outros quesitos. Confira relação completa:


Curso

Instituição

Média ENADE

Média IDD

Conceito Preliminar

Agronomia

UFS

2

1

2

Biomedicina

Unit

2

3

2

Educação Física

UFS

4

4

4

Educação Física

Unit

3

3

3

Enfermagem

UFS

1

3

3

Enfermagem

Unit

3

2

3

Farmácia

UFS

3

2

3

Farmácia

Unit

2

3

2

Fisioterapia

Unit

3

3

3

Medicina

UFS

2

3

2

Veterinária

Pio Décimo

1

2

2

Odontologia

UFS

5

4

4

Odontologia

Unit

3

1

2

Serviço Social

UFS

2

2

3

Serviço Social

Unit

3

2

3

Fonte: MEC

O curso de medicina veterinária da Faculdade Pio Décimo e o de Enfermagem da UFS obtiveram conceito mínimo no Enade: 1. A mesma nota foi obtida pelos cursos de agronomia da UFS e de odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), só que no quesito IDD. No Conceito Preliminar, nenhum curso em Sergipe obteve nota inferior a 2.

Alguns cursos de universidades e faculdades sergipanas não foram avaliados devido à ausência de concluintes, a exemplo dos cursos de Educação Física da UFS nos pólos de Itabaiana, Propriá, Glória, Estância e Lagarto; dos cursos de Serviço Social da Faculdade José Augusto Vieira, localizado em Lagarto e da Unit nos municípios de Estância, Itabaiana e Propriá.

O que é o Enade?

O exame foi criado em 2004 para avaliar a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior em todo o Brasil e o grau de aprendizado dos estudantes, incluindo questões de formação geral e conteúdo específico nas provas, cujas notas finais vão de 1 a 5.

O Enade avaliou em 2007 cursos de 16 áreas do conhecimento: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, radiologia, agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.

Por Glauco Vinícius e Carla Sousa

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais