Ocupantes aguadam polícia chegar ao local (Fotos: Portal Infonet) |
O Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte continua ocupado por estudantes contrários à PEC 55 e à Medida Provisória que modifica o ensino médio em escolas públicas. Um pedido de reintegração de posse foi pedido pela Procuradoria Geral do Estado na última sexta-feira, 11, mas até o momento em que a Equipe do Portal Infonet foi até o local, a ocupação permanecia. Na porta, pais e alunos contra e a favor do movimento que supendeu as aulas há 7 dias.
A mãe de um estudante do Dom Luciano, que não quis se identificar, reclamava da ocupação. “Meu filho tem mãe, pai e boa criação e não está aí. Eles [os ocupantes] querem denegrir a escola. Eu não sou contra o movimento, mas a partir do momento que entra numa escola e faz com que os alunos se prejudiquem não é um movimento. Tem que fazer a ocupação em outros locais e não na escola porque o ensino já é precário”, diz.
Questionada sobre a Medida Provisória que modifica o ensino médio nas escolas públicas e retira matérias das grades curriculares, a mãe disse não ter uma posição. “Pra mim tanto faz como tanto fez. Vai dar no mesmo com reforma ou não. Vai colocar a culpa em Temer do que eles fazem aqui? Temer é o presidente e faz o que ele quiser”, alegou.
"Meus pais me apoiam porque sabem que estamos vivendo um momento de retrocesso no país" |
O representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) Ítalo Batista disse que a mãe desqualificou o movimento. “Ela falou que os alunos que estão na ocupação não tem mães e pais e criminalizou nosso movimento. Meus pais me apoiam porque sabem que estamos vivendo um momento de retrocesso no país. Se a educação para de ter investimento, onde vamos parar?” expressa. “Como querem formar alunos tirando matérias da grande curricular? E não podemos dizer que vamos colocar escola de tempo integral numa escola sem estrutura como as que temos. Essa medida provisória precisa ser discutida. Estamos prontos para diálogo”, diz.
Sobre a reintegração, os ocupantes informaram que tentarão intervir de forma pacífica para que não precisem deixar o local.
Desocupa Dom
Integrante do 'Desocupa Dom' é contra a PEC |
Já a estudante do 3º ano e representante do movimento Kardja Bintencourt “Desocupa Dom” explicou que nem todos os alunos participaram da assembleia para decidir sobre a ocupação. “Marcaram a assembleia na semana do Enem e muitos alunos não participaram. A gente entende que eles têm o direito de protestar, mas nas vias publicas e não na escola. Temos direito à educação e esse direito está sendo desrespeitado”. Sobre a PEC 55, a aluna se posicionou contra.
SEED
A Secretaria de Estado da Educação disse que o pedido de desocupação foi feito pela Procuradoria Geral do Estado e acatado pela justiça, mas que não tem como dizer quando a desintegração será feita. A SEED também informou que espera que tudo ocorra de forma pacífica e a escola seja liberada para não prejudicar as aulas dos 1700 estudantes.
Tentamos entrar em contato com a assessoria de comunicação da Justiça Federal para saber sobre a ordem de desocupação, mas não obtivemos êxito.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B