|
Cerca de 25 estudantes participaram da oficina (Fotos: Portal Infonet) |
Debater temas recorrentes da comunidade em sala de aula. Essa foi à proposta da oficina realizada na manhã desta segunda-feira, 11, no Colégio Municipal Sérgio Francisco da Silva, localizado no bairro Lamarão, na zona Norte de Aracaju. Com o tema: “como conversar sobre álcool e outras drogas na escola”, a oficina trouxe aos estudantes, uma dinâmica de vivência que garante à inclusão de usuários na sociedade.
Participaram da oficina, 25 alunos do sexto ao oitavo ano do ensino fundamental, que se colocaram na posição de usuários de drogas, a partir de uma história narrada por um palestrante. Na ocasião os alunos poderam debater e sugerir sobre a temática, dando sugestões do rumo final da história. O curso foi mediado pelo consultor na área de direitos humanos, Domiciano Siqueira, que veio de São Paulo exclusivamente para a realização da oficina. “O curso tem necessidade de a partir de um debate, mostrar que é possível lhe dar com usuários de drogas sem enxergá-los como doentes, delinquentes e pecadores”, disse.
|
O consultor na área de direitos humanos, Domiciano Siqueira |
Para a articuladora do Programa Saúde na Escola, Cláudia Mendonça, a oficina tráz uma maior aproximação entre a comunidade escolar e os estudantes. “O evento traz a tona, a importância em se discutir a problemática da droga no contexto escolar principalmente por meio de oficina que possibilita ao aluno se expressar”, disse a articuladora.
A estudante da quinta série, Talia Portela Reis aprovou a oficina. “Muito boa a oficina que ensina as pessoas a não se envolverem com as drogas, que faz vários jovens a cometer vários atos, tipo o roubo. Aqui estou aprendendo mais e posso ensinar a outras pessoas a não usarem as drogas”, disse a estudante.
O curso segue durante a tarde, com roda de conversa Intersetorial. A ação social é uma realização da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação, através do Programa de Redução de Danos na Escola, e conta com o apoio da Defesa Social dos Direitos Humanos.
|
A articuladora do Programa Saúde na Escola, Cláudia Mendonça |
Por Leonardo Dias e Kátia Susanna
|
A estudante, Talia Portela |