Olimpíada de Língua: aluna retorna a Sergipe após final

(Foto: Ascom Seed/SE)

A aluna Eguinaga Gomes de Santana, do 9º ano do Colégio Estadual Nelson Resende de Albuquerque, do povoado São Mateus, em Gararu, retorna a Sergipe nesta quinta-feira, 18, após participar da final da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, promovida pelo Ministério da Educação e Fundação Itaú Social em Brasília. A aluna não conquistou o primeiro lugar , em contrapartida teve sua crônica "Árvore da Nossa Vida" publicada em um livro com textos de todos os finalistas.

De acordo com a professora Gilvanna dos Santos, que acompanhou a aluna até Brasília, a experiência foi enriquecedora. "Não trouxemos a medalha de ouro, mas foi uma experiência gratificante. Os alunos receberam um livro editado com textos de todos os finalistas, além de um certificado. A escola também recebeu uma placa. Foi uma celebração muito bonita e emocionante", disse a professora sobre o evento.

Antes de viajar, Eguinaga revelou que a possibilidade de participar da Olimpíada provocou mudanças em sua vida e ampliou os horizontes. "Em Porto Alegre, eu vi que viveria uma vida nova a partir dali. É como uma página nova de um livro que estou escrevendo", declarou a aluna, citando a etapa da Olimpíada que aconteceu na capital gaúcha.

Já a diretora Elizabete Cristina Souza Matos, garantiu que Eguinaga já era uma vencedora mesmo se não chegasse ao primeiro lugar. ""Estamos tentando conscientizá-la de que ela já é uma vencedora, não importa o resultado. As coisas foram acontecendo aos poucos, as etapas foram sendo conquistadas, e agora ela já está entre os 36 melhores do país. Isso já é motivo de muita alegria e orgulho", declarou.

A festa reuniu 152 estudantes finalistas – foram 38 de cada gênero da Olimpíada –  seus respectivos professores, e ainda familiares e representantes das escolas, num total de 771 convidados. O Ministro da Educação, Henrique Paim, deu as boas-vindas e fez a entrega das medalhas aos professores e estudantes vencedores.

Todos chegaram à Brasília no dia 16. No dia 17 pela manhã, estudantes e professores fizeram uma visita monitorada pela cidade acompanhados dos familiares e os representantes das escolas.  Oportunidade para conhecer os edifícios da Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, a Catedral e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Após o almoço, todos se prepararam para a grande festa, que teve início às 16h30 num espaço de eventos na Asa Sul da cidade. Logo após a cerimônia, foi oferecido um jantar comemorativo a todos os participantes.

Prêmios

Dos 152 finalistas, foram escolhidos 20 vencedores nacionais. Além da medalha olímpica, cada professor e cada aluno vencedor receberam um notebook e uma impressora. A escola da dupla também foi premiada com dez microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

A responsabilidade pela escolha foi de uma comissão de dez pessoas especialmente formada para esta tarefa. Além de representantes da Fundação Itaú Social, do Ministério da Educação e do Cenpec, participaram da comissão membros da Undime, do Consed, da TV Escola, do Canal Futura, um docente de universidade pública brasileira que faz parte da Rede de Ancoragem da Olimpíada, uma jornalista especializada em educação e um importante escritor brasileiro. Os nomes serão divulgados posteriormente.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais