|
Fila começou a ser formada na tarde de ontem (Foto: Portal Infonet) |
Os pais de alunos do Centro de Educação Fundamental e Médio Jair Maneguelli (Escola do Sesi) voltaram a se manifestar na manhã desta sexta-feira,15, em frente ao Centro. O grupo de pais deu início a uma manifestação pela falta de senhas para a renovação da matrícula de alunos da casa. Na tarde de ontem os pais já se mobilizavam para montar uma fila. Cerca de 400 alunos estudam no local. Setenta senhas são distribuídas ao dia.
Essa é uma das queixas feitas pelos pais. Segundo eles, a quantidade de senhas não atende à demanda de matrículas, ocasionando filas quilométricas. “Nós estamos sendo humilhados por eles, (direção da escola). Não há necessidade de dormirmos aqui para conseguir senha, mas se não fizermos isso, como vamos garantir a vaga de nossos filhos?”, questiona a dona de casa Valdelice Silva.
A mãe de duas alunas, Uilda Torres, relatou que chegou ao local por volta das 22 horas de ontem (quinta-feira). Ela conta que decidiu dormir na rua para garantir a matricula das duas filhas. “A gente sabe que está em situação de vulnerabilidade. Corremos perigo por estar dormindo na rua, mas essa foi a única forma que eu arrumei de garantir que minhas filhas fossem matriculadas”, entende.
|
Pais permaneceram no local durante toda manhã de hoje |
Após a mobilização dos pais, um supervisor pedagógico, que não quis falar com a reportagem do Portal Infonet, agendou horários para que os mesmos pudessem pegar senhas e matricular os alunos.
Denúncia
Por conta do aumento da mensalidade alguns pais já denunciaram a situação no Ministério Público Federal de Sergipe (MPF/SE). O valor da mensalidade, que antes era de R$ 155, passou para R$ 289. A secretaria executiva, Cláudia Gomes, argumenta que esse aumento se deu porque o Sesi estaria fazendo venda casada.
“Eu denunciei a situação no MPF pelas duas situações, pelo aumento e pela dificuldade de renovar a matrícula. Eles estão fazendo venda casada, quando nos obrigam a pagar pelos livros. Antes tínhamos o direito de escolher se comprávamos o livro, agora eles estão nos obrigando a comprar junto com a matrícula. Além disso, tem a dificuldade para renovar a matricula. O sistema de lá é muito arcaico o que nos obriga a levar todos os anos, os mesmos documentos”, desabafa.
Matrícula
Na próxima segunda-feira, 17, o Centro de Educação Fundamental e Médio Jair Maneguelli (Escola do Sesi), dará início à a matrícula de novos alunos. De acordo com uma das mães, Marlene Oliveira, a situação pode piorar, já que a busca por novas vagas no Centro, é concorrida. “Já estamos imaginando como será para os pais que querem matricular seus filhos. Se para a renovação já está essa situação, imaginemos o que acontecerá. Grandes filas serão formadas e mais pais terão que dormir na rua”, prevê.
Ainda na tentativa de ouvir o Sesi, a equipe de reportagem, pediu para falar com a direção, mas sem êxito. A Infonet permanece à disposição por meio do jornalismo@infonet.com.br ou ainda (079) 21068000.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B