Palestra do secretário da Educação no Rotary

Secretário da Educação, José Fernandes Lima
O Secretário da Educação, sr. José Fernandes de Lima, fez palestra para o Rotary Clube Aracaju-Norte, e carimbou algumas revelações. Por exemplo, o Plano Nacional de Educação estabeleceu que até 2011, 50% das crianças de 0 a 3 anos tem que estar em creches. Hoje, Sergipe tem apenas 16%, o que não deixa de ser um número baixo. Mas, no universo de 6 a 14 anos, 100% tem que estar na escola – em Sergipe este número atinge os 90%.

 

Ele revelou que o Estado tem 624 mil estudantes, sendo que 556 mil estão na rede pública. Opinou que é no ensino profissionalizantes que se precisa aumentar o número de vagas, porque hoje só temos 2 escolas, em Neopolis e Poço Redondo – a de Aracaju deve começar a funcionar em abril.

 

Ele foi enfático ao dizer que é preciso diminuir a reprovação e evitar o abandono no ensino, hoje em torno de 30%. No primeiro caso, é preciso melhorar a qualidade do ensino. Respondendo a uma pergunta, ele disse que o salário inicial na Secretaria de Educação é de R$ 738,00, mas o professor recebe 70% sobre este valor se for para a sala de aula. E se quiser oferecer dedicação exclusiva, o professor recebe mais 70%. Ele diz que o ideal é o professor trabalhar na escola em tempo integral.

 

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais