Paralisação: 2º semestre letivo não será iniciado dia 16

Aulas começariam no dia 16 de agosto (Foto ilustrativa/SEED)

As aulas do segundo semestre letivo das escolas municipais de Aracaju não serão iniciadas na próxima quarta-feira, 16, como estava previsto. O motivo é a paralisação dos 1678 professores que reivindicam reajuste de 7,64% no piso salarial. Há possibilidade de greve.

Nessa segunda, 14, às 15h30, haverá uma assembleia em que os servidores debaterão acerca do movimento paredista. De acordo com o presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação do Município de Aracaju (Sindipema) Adelmo Meneses, desde janeiro a categoria solicita o aumento à Prefeitura. “Sentamos com a prefeitura em março, mas desde janeiro vínhamos pedindo o reajuste. A gestão informou que fez um estudo, mas até agora ele não foi apresentado”, diz o professor.

Ainda segundo Adelmo Meneses, a paralisação só deve ser encerrada após a posição da gestão. Caso não tenha resposta, há possibilidade de greve.

A Prefeitura de Aracaju enviou uma nota ao Portal Infonet informando que mantém o diálogo aberto com o servidor municipal, incluindo os professores, desde o início da gestão. O prefeito Edvaldo Nogueira já recebeu a categoria para discutir os pleitos apresentados. O estudo foi finalizado e será apresentado ao conjunto dos servidores da Educação.

Aposentadoria

Outra demanda dos professores é a efetivação da aposentadoria. “Temos professores que já poderiam se aposentar por tempo de serviço, mas até agora não conseguiram”, informou.

O Aracaju Previdência (Ajuprev) informou ao Portal que 190 processos já foram remetidos à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) para análise. Já o gabinete da Seplog garantiu que parte dos processos foi reenviado ao Ajuprev desde a semana passada. 

Por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais