Paralisação: servidores do IFS sofrem corte de ponto

Cerca de 90 servidores do campus de Aracaju estão mobilizados (Foto: Portal Infonet)

Servidoras dizem que gestão impõe medo e desmobiliza reivindicações 

A reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS) alegou que irá "cortar o ponto” de todos os servidores com as atividades paralisadas nessa sexta, 11. A medida foi divulgada através do site do instituto. Em Aracaju, cerca de 90 servidores aderiram ao movimento de paralisação que se posiciona contra a PEC 55 e a Medida Provisória 746, que prevê a reforma do ensino médio.

No comunicado do IFS é informado que “diante da recente decisão do Supremo Tribunal Federal, por meio do julgamento do Recurso Extraordinário 693456-RJ, em 27 de outubro de 2016, que tinha repercussão geral reconhecida, a Administração Pública deve fazer o “corte do ponto” dos servidores grevistas, restando afastada assim qualquer dúvida sobre a legitimidade do não pagamento aos servidores que aderirem ao movimento paredista”.

Revoltados, os servidores prestaram esclarecimentos dizendo que a decisão do STF ainda não está publicada e, mesmo assim, só diz respeito aos órgãos do judiciário. Além disso, os servidores explicam que a decisão é uma recomendação e não uma obrigação.

“Enquanto a medida não for publicada não tem validade. Com essa atitude, a reitoria toma um lado, que não é o da educação”, diz a servidora Ingredi Palmieri Oliveira.

Palmieri também explica que outros institutos estão em greve, mas não há corte de pontos. “Estamos fazendo a paralisação de apenas um dia e já estamos sofrendo o corte de pontos. Entendemos que essa é uma medida da reitoria do IFS. Veremos medidas jurídicas para reverter essa decisão, mas não sabemos se a medida de corte será revertida", ressalta.

Já de acordo com a servidora Débora Lima, o corte de pontos desmobilizou a paralisação. “Muitos não estão querendo aderir à paralisação por medo, porque é assim que essa gestão tem trabalhado: impondo medo para desmobilizar a luta”, conclui.

IFS

O Portal Infonet entrou em contato com o IFS, que preferiu não se pronunicar e informou estar seguindo o comunicado divulgado no site. O Portal permanece a disposição por meio do jornalismo@infonet.com.br ou (079) 21068000.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais