Um acordo firmado entre a Universidade Tiradentes (Unit) e a Fonmat Tecnologia promete dar novos rumos ao desenvolvimento da Tecnologia da Informação (TI) no Estado. O primeiro passo para tanto foi a inauguração, na noite da última segunda-feira, 31, do Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias (IDT) da instituição. Parceria promete capacitar profissionais para o mercado de trabalho (Fotos: Portal Infonet)
O projeto já conta com um investimento de R$ 200 mil em equipamentos vindos da multinacional Bosch, que pela primeira vez estabelece uma parceria com uma universidade brasileira. A ponte entre a empresa e a Unit é a Funmat, de origem maranhense e que já é parceira antiga das duas organizações. De acordo com o diretor Darci Fontes, o acordo proporcionará a efetiva capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.
“Sergipe é o segundo lugar onde temos investido em presença física e por possuir recursos humanos capazes de desenvolver novos produtos. Encontramos aqui o cenário específico: a academia, o centro de pesquisa e os fabricantes. Mas o investimento maior é voltado ao aluno, preparando-o para o mercado de trabalho”, disse o diretor da Funmat.
Darci destaca produtos inovadores que podem ser desenvolvidos em Sergipe
Com os equipamentos trazidos para o Estado, devem ser produzidos softwares dedicados a sistemas de monitoramento. “Vimos que esse tipo de sistema, geralmente importardo, também pode ser desenvolvido aqui. Esses produtos, portanto, ao sair de Sergipe podem, inclusive, ganhar os mercados nacional e internacional”, acrescentou Fontes.
Avanço em TI
Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação da Unit, Domingos Sávio Alcântara, a parceria entre a universidade, a Funmat e Bosch criam um marco para o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) da instituição. “Antes nossos projetos em informática nem sempre eram utilizados em aplicações, mas hoje teremos como desenvolver novos produtos para a área de Tecnologia da Informação [TI]. Digamos que seria um fechamento entre ensino e pesquisa”, explicou.
Jouberto Uchôa diz que instituição realizou sonho com parceria
O reitor Jouberto Uchôa considerou a data como a realização de um antigo sonho, principalmente pelos investimentos em pesquisa e tecnologia que a universidade vem realizando. “Essa parceria nos engrandece. Faremos de tudo para que ela seja positiva para os alunos. É uma oportunidade de o estado crescer de várias formas”, completou.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B