Parlamento Jovem Brasileiro recebe inscrições dia 27

Giulia Oliveira Pardo foi selecionada na edição do ano passado

Realizado anualmente pela Câmara dos Deputados, o programa é uma oportunidade única para estudantes de ensino médio vivenciarem, na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo temas de importância para o país.

Os alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos, interessados em participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), poderão realizar suas inscrições a partir da próxima segunda-feira (27). O candidato tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

Em sua 14ª edição, o PJB simula uma jornada parlamentar, na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. Os interessados devem elaborar um projeto de lei, com tema livre e abrangência nacional, que proponha mudanças para melhorar a realidade do país.

A proposta deve ser enviada, juntamente com a ficha de inscrição e com toda a documentação necessária, à Secretaria de Estado da Educação (Seed), na forma prevista no Manual de Procedimentos do PJB 2017, até o dia 9 de junho.

Serão selecionados 78 projetos, pois o número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, tal como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e Sergipe, que têm oito representantes, selecionam um representante jovem, cada.

Destaque

Na edição 2016 do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, pela primeira vez, uma estudante da rede pública estadual de ensino foi selecionada. Giulia Oliveira Pardo, aluno do Colégio Atheneu Sergipense, foi escolhida para representar Sergipe no PJB na Câmara dos Deputados junto com outros 77 jovens de todo país.

O Projeto de Lei de Giulia Pardo estabelecia que todos os equipamentos adquiridos para realização de exames no Sistema Único de Saúde (SUS) devem ter o processo de licitação finalizado em até 90 dias após a sua compra para futuros reparos e manutenções.

Giulia apresentou seu Projeto de Lei nas Comissões Parlamentares da Câmara dos Deputados entre os dias 19 a 23 de setembro de 2016, e vivenciou a prática do trabalho dos deputados federais, defendendo, elaborando e/ou recusando projetos de lei.

Fonte e foto: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais