
O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), encerrou, às 19h (horário de Brasília) deste domingo, 9 de novembro, a aplicação regular do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
A saída dos participantes foi autorizada a partir das 15h30, sem a prova. Já aqueles que quiseram levar consigo o caderno de questões puderam deixar o local de prova a partir das 18h30, 30 minutos antes do final da aplicação regular.
O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terá direito a 60 minutos extras em cada dia de aplicação das provas. No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em Libras, o acréscimo será de 120 minutos.
Neste primeiro dia, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Segundo o Ministério da Educação, o primeiro dia de prova teve 27% de abstenção, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). A porcentagem é menor do que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
A aplicação do Enem 2025 continuará no próximo domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.
Com informações da Agência Gov e Agência Brasil
