O Ensino Médio representa uma etapa crucial na jornada educacional dos jovens brasileiros. Mais do que apenas um trampolim para a faculdade, essa fase da educação desempenha um papel vital o amadurecimento e desenvolvimento dos indivíduos, preparando-os para os desafios e responsabilidades da vida adulta.
Em um mundo em constante evolução, onde as demandas educacionais e profissionais estão sempre mudando, o Ensino Médio fornece uma base sólida que é essencial para o sucesso futuro. Esse período da formação sociointelectual não deve ser limitada apenas à transmissão de conhecimentos acadêmicos, mas também promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a construção de caráter e a possibilidade de poder explorar os interesses pessoais.
Para o Doutor em Educação, Victor Nathan, os três anos que o aluno passa no Ensino Médio não precisam ser traumáticos e focados apenas no ENEM, esse período da vida do adolescente pode ser um momento de descoberta e desenvolvimento de potencialidades.
“Costumo dizer que esses anos finais de formação da educação básica é um terreno fértil. Isso é interessantíssimo, porque a criança, o os estudantes devem ser formados para a vida e não apenas para fazer uma prova. Pais e comunidade escolar devem entender que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) faz parte da vida e eles têm que estar preparados cognitivamente para isso, mas estar ciente que isso é apenas uma parte da vida”, reflete Nathan que além de pesquisador da área, exerce a função de diretor no Instituto Aspásia de Mileto (I AM).
A exploração de interesses desempenha um papel significativo no Ensino Médio. Os alunos têm a oportunidade de experimentar vivências e essa diversidade de experiências permite que eles descubram suas paixões e talentos, ajudando na definição de metas educacionais e profissionais.
“É preciso deixar especificado que além do conhecimento teórico, também tem todas as outras partes que fazem parte da pessoa, a parte emocional, a parte social, a parte artística. Por isso, que no I AM, inclusive em 2024, estamos entrando no Ensino Médio, mas com esse olhar diferenciado, no qual a gente tem quer ouvir essa pessoa, esse adolescente, esse jovem. Precisamos segurar na mão dele e auxiliar nesse processo do Ensino Médio que é um processo que todos nós temos que passar, porque bom ou ruim, é como é feito o processo de seleção para o acesso ao ensino superior”, destaca.
Autoconhecimento
Trabalhado da educação infantil ao ensino médio, o Sistema de Autoconhecimento foi idealizado e elaborado pelo I AM e tem como objetivo fazer com que o aluno tenha um olhar para dentro de si. O entendimento e a familiarização com as próprias habilidades, emoções, limitações, interesses e valores desempenham um papel crucial na formação de indivíduos mais conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno.
“Jovens que possuem maior autoconsciência tendem a apresentar melhorias significativas em sua autoestima, construir relacionamentos interpessoais mais saudáveis e sentir um maior nível de satisfação pessoal. Quando investimos na promoção do autoconhecimento, não apenas fortalecemos o desenvolvimento individual dos estudantes, mas também contribuímos para a construção de uma sociedade mais consciente e empática”, finaliza Victor Nathan.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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