|
Encontro foi aberto no auditório da Seides(Fotos: Portal Infonet) |
Gestores de diversos municípios sergipanos, principalmente dos que formam a região do Semi-árido estão participando desde a manhã desta terça-feira, 16, de uma capacitação visando o fortalecimento da Política Municipal pela Primeira Infância. O Encontro pela 1ª Infância acontece até esta quarta-feira, 17 numa parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seides).
“O principal objetivo desse encontro que é realizado em parceria com o Governo de Sergipe é a mobilização dos municípios sergipanos para o desenvolvimento do seu Plano Municipal pela Primeira Infância. Existe uma orientação de que os municípios brasileiros devam constituir os seus planos municipais pela Primeira Infância no sentido de promover o direito à sobrevivência para crianças de zero a seis anos. A Unicef junto com o Governo do Estado de Sergipe está apoiando essa agenda de capacitação nesses dois dias aos municípios”, explica a coordenadora do Unicef para a Bahia e Sergipe, Helena Oliveira.
|
Helena Oliveira, representante da Unicef Ba/Se |
Foram convidados secretários, técnicos e gestores municipais de Saúde , Educação e de Assistência para conhecerem um pouco mais sobre o desenvolvimento do plano, e as ações que devem ser implementadas nos municípios para assegurar os direitos da criança de zero a seis anos de idade e da mãe gestante e pós nascimento.
“A ideia é que aqui nesses dois dias eles aprendam o passo a passo do Plano Municipal. A elaboração, diagnóstico, a identificação dos potenciais dos municípios, organizações existentes na área de saúde e educação, além de creches. São temas da Primeira Infância que precisam ser mapeados e diagnosticados no município e depois as fases de organização e definição de recursos para a política Municipal da Primeira Infância”, ressalta a coordenadora do Unicef Ba/Se.
Parceria
|
Coordenadora do Unicef iniciou as palestras |
De acordo com Helena Oliveira, o Estado de Sergipe e o Unicef estão colaborando nesse passo a passo que vão implementar a nível municipal, dando orientação para a construção do Plano. “É importante essa parceria com o Governo do Estado por meio da Seides e as secretarias de Saúde e Educação porque são as três áreas que a primeira infância tem repercussão seja na gestação, no nascimento, na creche até a idade de ingresso escolar a partir dos seis anos”, destaca.
Ela acrescentou que “a ideia é trabalhar com municípios do Semi-árido por conta do Selo Unicef de Município Aprovado. Foram convidados 45 dos 75 municípios sergipanos. O olhar não só para o 0 a 6, mas para essas crianças que fazem parte do Semi-árido, onde a dificuldade, a vulnerabilidade é muito maior. Então foi dado um foco maior para os municípios dessa região”.
Seides
![]() |
||
Maria Luci destacou a garantia de uma infância saudável
|
Na ocasião, a secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva destacou que o Governo está reafirmando a parceria com o Unicef.
“Nós nascemos com o Unicef. O Governo de Sergipe tem realizado muitos trabalhos com o Fundo das Nações Unidas com o Unicef, a exemplo do Selo, das medidas sócio-educativas, discutindo a prioridade da criança e do adolescente. Nós sabemos das nossas obrigações e das dificuldades, mas o importante é não desanimarmos em busca da garantia de uma infância saudável para as nossas crianças e adolescentes”, acredita.
Os participantes receberam materiais didáticos, entre eles a Guia para a Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância, aprovado em 2010 pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê.
Por Aldaci de Souza