Ponto de Cultura inaugura sala de leitura

Crianças terão uma espaço mais aconchegante para a prática da leitura (Foto: Fabiana Costa/Secult)

Incentivar o hábito da leitura é uma da bandeiras do Ponto de Cultura ‘Batuque de Angola’. Pensando em potencializar ainda mais as ações que vem sendo realizadas com esse foco, o Ponto de Cultura inaugura no próximo sábado, dia 23, a sua sala de leitura. O espaço foi pensado para que as crianças e jovens que residem no Bairro Industrial, principalmente aquelas atendidas pelo Ponto, possam ter acesso a livros variados que estimulem a prática da leitura e a pesquisa escolar.

Durante a inauguração da sala de leitura, será prestada uma homenagem à Rejane Maria Pureza do Rosário, que foi uma das idealizadoras do projeto do Ponto de Cultura e grande defensora da leitura como um das atividades primordiais do Ponto. Rejane Maria faleceu em abril do ano passado, vítima de um câncer, e se estivesse viva completaria 38 anos no próximo dia 21 de março. Além de atuar no Ponto de Cultura, Rejane era uma forte militante do movimento negro sergipano, da capoeira angola e defensora dos direitos das mulheres.

Por conta de seus esforços para tornar a sala de leitura uma realidade, o espaço receberá uma placa em sua homenagem. “Ela sempre defendeu o espaço de leitura, pois acreditava que a leitura é um instrumento eficiente para trabalhar a questão da auto-estima e cidadania dos jovens e crianças em situação de vulnerabilidade. Para ela, o conhecimento era uma forma de libertação”, afirma Ingrid Guimarães, responsável pela sala de leitura do ‘Batuque de Angola’.

O espaço da sala de leitura, que desde o início de 2012 vem dando suporte às atividades de Roda de Leitura, passou por algumas adaptações e teve seu acervo organizado para melhor atender as crianças e jovens que freqüentam o Ponto de Cultura. Além disso, o acervo recebeu um grande reforço em novembro com a doação de cerca de 200 livros de literatura infanto-juvenil dos funcionários do Ministério Público Federal (MPF).

A solenidade de inauguração da sala de leitura acontece a partir das 14h com contações de história e apresentações artísticas. A sede do Ponto de Cultura ‘Batuque de Angola’ fica localizada na Rua Reis Lima, 193, em frente ao CAIC do Bairro Industrial.

Ponto

O Ponto de Cultura 'Batuque de Angola' atende a crianças e adolescentes do Bairro Industrial com aulas de capoeira, informática e rodas de leitura. O objetivo do projeto é promover o resgate da identidade cultural ligada às raízes africanas e a promoção da autoestima de jovens da comunidade.

A iniciativa do Ponto ‘Batuque de Angola’ é da Associação Abaô de Arte-Educação e Cultura Negra potencializada a partir da parceria da Secretaria do Estado da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura (Minc), através do Programa Cultura Viva. Em Sergipe, 30 instituições são beneficiadas pelo Programa ‘Pontos de Cultura’.

Através dessa parceria, iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboração, são potencializados. Os Pontos de Cultura tem por finalidade fomentar a atividade cultural, aumentar a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promover o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais