Prefeita de Carira, Gilma Chagas (Foto: Arquivo Infonet) |
No município de Carira, distante 112 km de Aracaju, a prefeita da cidade conseguiu a aprovação de um projeto que reduz a carga horária dos professores de 160 horas para 125 horas mensais. Com a diminuição de horas aulas, cai também o valor dos salários recebidos pelos docentes. A medida foi aprovada nesta terça-feira, 18, por cinco votos a quatro na Câmara de Vereadores da cidade.
Para o delegado de Base do Sintese em Carira, Givaldo Costa Silva, o projeto apresenta várias inconstitucionalidades. “A constituição não permite a redução dos salários dos professores e tem docentes que terá uma perda de R$ 783. Vamos buscar a justiça para derrubar esta medida e estamos realizando vários atos em manifesto a atitude da prefeita”.
De acordo com o sindicalista, não será possível fechar a grade curricular exigida pelo Ministério da Educação, já que os professores trabalharam 15 horas semanais ao invés das 20 horas. “Quero saber como é que a Secretaria Municipal de Educação vai fazer para cumprir as aulas ociosas”, destacou.
Outra informação passada por Givaldo Costa, é que vários funcionários estiveram reunidos com o procurador do Ministério Público, João Rodrigues Neto, que informou a categoria existe secretárias que estão cinco meses sem receber pagamento. “Carira é o terceiro pior município de Sergipe em taxa de analfabetismo e o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado.
A equipe do Portal Infonet tentou falar com a prefeita de Carira, Gilma Chagas, mais os telefones estavam na caixa postal. O Portal Infonet permanece a disposição da prefeita por meio do jornalismo@infonet.com.br ou do (79) 2106-8000.
Por Danilo Cardoso
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B