Alexandro Sampaio: feliz por conquistar prefeitos para melhorar a educação (Foto|: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Finalmente, todos os 75 prefeitos sergipanos se renderam aos apelos e assinaram o Termo de Compromisso e Pactuação com o Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, que tem o objetivo de corrigir a deficiência na política pública voltada para a área educacional.
O município de Macambira foi o último a aderir ao pacto. O prefeito Ricardo Alves de Menezes justificou o atraso, informando que teria ficado impossibilitado de comparecer antes devido a problemas de saúde. A adesão é motivo de comemoração, na ótica do promotor Alexandro Sampaio, diretor do Núcleo de Apoio Educação de Educação do MPE. “Estou muito feliz”, resumiu o promotor. Em Sergipe, as equipes do MPE e MPF estiveram em todos os 75 municípios e visitaram 280 das 1.572 escolas públicas. Na maioria, os promotores encontraram deficiência tanto na estrutura física quanto nos aspectos pedagógicos, no sistema de transporte e na distribuição da merenda escolar. O MPF e o MPE realizarão audiências públicas nos municípios sergipanos para debater os problemas encontrados com a população.
A comunidade, conforme explicações do promotor de justiça, poderá exercer o controle social, acompanhando as atividades do Ministério Público e conhecendo a real situação das escolas, pela internet, acessando a página Ministério Público Pela Educação. A ideia é incentivar os gestores a copiar os bons exemplos encontrados nas escolas visitadas e firmar parecerias para corrigir as deficiências na perspectiva de implementar políticas eficientes que possam assegurar uma educação de qualidade.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B