Prefeitura de Aracaju entrega reforma da Emef Carvalho Neto

Unidade de ensino foi reestruturada, tendo sua área duplicada para o atendimento de até 800 estudantes dos ensinos Fundamental e para Jovens e Adultos. (Foto: Ana Lícia Menezes/PMA)

“Investir na educação é investir na transformação de vida das pessoas e na construção de uma sociedade melhor. Não existe outro caminho senão a educação”. A afirmação foi feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira, na manhã desta terça-feira, 6, ao inaugurar a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto. Localizada no bairro Novo Paraíso, a unidade de ensino foi completamente reestruturada, tendo sua área duplicada para o atendimento de até 800 estudantes dos ensinos Fundamental e para Jovens e Adultos (EJA). Retomada na gestão anterior de Edvaldo, em 2017, a obra de reforma e ampliação da Emef é mais um compromisso do gestor com a população que se cumpre. Foram investidos mais de R$ 2 milhões na execução do projeto, com recursos próprios da Prefeitura.

“Nosso projeto é de fazer com que a educação ganhe relevância na nossa cidade. Acredito nela como um instrumento de elevação do nível das pessoas, principalmente na escola pública municipal, onde as crianças que frequentam só tem essa esperança, esse caminho para crescer na vida, poder avançar. A escola é um espaço fundamental para o desenvolvimento de talentos, fazendo com que a nossa cidade evolua cada vez mais. Então, é fundamental educar e só um elemento é capaz de fazer isso: a escola. Por isso o nosso trabalho cotidiano para que Aracaju tenha unidades de ensino estruturadas, com tecnologia, professores qualificados, que permitam aos estudantes aprender. Fico muito feliz de ter entregado ontem a Emef Dom José Vicente Távora, e hoje, a Emef Carvalho Neto”, destacou o prefeito.

Em seu discurso, Edvaldo lembrou das dificuldades enfrentadas na reforma e ampliação desta escola, como, por exemplo, a desistência da primeira empresa que venceu a licitação, o que acarretou na demora na conclusão do projeto. O gestor voltou a defender a importância de se investir na educação para assegurar um futuro melhor para as crianças e adolescentes de Aracaju, e defendeu a incorporação da tecnologia no ensino municipal. O prefeito também destacou os investimentos que a administração municipal tem feito para atualizar a rede municipal aos mais modernos métodos de educação.

“Escolas não podem ser apenas prédios bonitos, salas amplas e confortáveis, quadras, como a que entregamos hoje. Tem que ter conhecimento, tem que formar os nossos alunos. As escolas municipais precisam assegurar, efetivamente, uma educação de qualidade para a nossa população. É isso que estamos nos esforçando para realizar. Melhorar as escolas em suas estruturas físicas, mas também investir no conhecimento, na modernização do ensino e na formação das nossas crianças e adolescentes”, reiterou Edvaldo.

Reforma e ampliação

A reforma e ampliação da Emef Carvalho Neto foi autorizada em 2017, mas em virtude da incapacidade técnica das empresas vencedoras da licitação, precisou ser paralisada. Após rompimento do contrato, pela Prefeitura, um novo processo licitatório foi realizado e, em 2019, a obra foi retomada com total celeridade.

Com a reestruturação, a unidade de ensino passou a ter dois pavimentos. O térreo possui cinco salas de aula, sala de informática, biblioteca, sanitários e departamentos administrativos. Já no pavimento superior, foram projetadas mais seis salas de aula, além de banheiros. A escola conta, ainda, com uma moderna quadra poliesportiva, de 364 m² e já está dotada de sistema de videomonitoramento, lousas digitais, aparelhos de ar condicionado e sistema wi-fi. Antes da reforma e ampliação, a escola de ensino fundamental tinha capacidade para 440 alunos. Agora, passa a ofertar 800 vagas, ampliando o acesso à educação na localidade.

“Esta é uma semana marcada por momentos muito significativos. Estamos realizando entregas importantes para a comunidade escolar, equipamentos fundamentais para garantir o acesso a inclusão e a permanência das nossas crianças e adolescentes na educação municipal. Esta Emef, por exemplo, é referência histórica desta comunidade e poder devolvê-la, completamente reformada, neste momento em que nos preparamos para o retorno presencial das aulas, é muito importante. Hoje, ela possui uma nova estrutura, salas amplas, ventiladas, e assim como a unidade que entregamos ontem, obedece todas as normas de acessibilidade e segurança sanitária”, declarou a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

A diretora da escola, Ivanilda Barreto, também expressou sua felicidade pela entrega da Emef. “Estou muito realizada. Esperamos por este momento há anos e hoje ele se concretiza. Temos uma escola moderna, dotada de todos os equipamentos, climatizada, então todos temos a ganhar, professores, alunos, equipe gestora. Agora é aguardar ansiosamente para usufruirmos desta escola. Estamos contando os segundos para a retomada das aulas presenciais. A expectativa é grande”, disse.

Participaram da entrega a vice-prefeita Katarina Feitoza, os vereadores Antônio Bittencourt (líder da bancada de situação), Sargento Byron, Binho pelo Social, Sávio Neto de Vardo, Ricardo Vasconcelos, Pastor Diego, além dos secretários e da equipe diretiva da escola.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais