A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizará nos dias 1º e 2 de dezembro o ‘9º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino”. O evento, que acontecerá no Centro de Criatividade, das 8h às 17h45, terá como tema ‘Para além da inclusão: construindo um currículo para diversidade”.
Além da secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o encontro também contará com a participação da professora doutoranda em Educação Maria Dolores Fortes Alves, que ministrará a palestra de abertura sobre o tema central.
A apresentação das experiências mais significativas desenvolvidas nas escolas municipais será marcada por diversos atrativos, a exemplo de música, teatro e dança. Estandes montados no local vão dar visibilidade aos projetos pedagógicos executados nas unidades de ensino. O objetivo é estimular a troca de informações e experiências entre as escolas e qualificar os trabalhos desenvolvidos em cada uma delas.
O ‘9º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino” é uma forma de prestar contas à comunidade sobre o que é realizado na rede municipal de ensino. No local, uma equipe estará a postos para recepcionar todos os interessados, que poderão conferir 10 apresentações culturais ao longo da programação, 27 estandes e debates sobre inclusão, do ponto de vista de a escola se tornar cada vez mais acessível a todos os alunos.
Projetos
Ao todo, 24 projetos desenvolvidos em escolas que oferecem educação infantil e ensino fundamental foram selecionados e serão apresentados no evento, conforme as categorias: abordagens lúdicas da educação infantil e do processo de alfabetização, práticas de leitura, práticas de ensino nos diversos componentes curriculares, práticas de ensino nos diversos componentes curriculares e sobre meio ambiente, saúde e meio ambiente, inclusão social e cidadania.
Entre os projetos selecionados está o ‘Quem conta e reconta faz de conta”, idealizado pela coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Profª Maria Givalda, Tânia Cristina dos Santos.
Desenvolvido ao longo deste ano, o projeto tem como objetivo fazer com que as crianças criem o gosto pela leitura através da recontação de histórias. Elas não só desenvolvem a imaginação ao contar uma determinada história, como também produzem pinturas, colagens e desenhos para expressar suas ideias.
O projeto denominado ‘Consciência Negra”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, também foi selecionado para o ‘9º Encontro Pedagógico e Cultural”. Idealizado pela professora de geografia Paloma Santos, o projeto teve sua culminância na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a cultura negra aos alunos da Emef, como também desconstruir a ideia do preconceito. Para isso, os alunos participaram de apresentações artísticas, mostras culturais, pesquisas sobre a cultura negra e palestras.
Fonte: Semed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B