![]() |
Atividades pela Independência do Brasil em sala de aula (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A Prefeitura de São Cristovão cancelou o desfile cívico, tradicionalmente realizado no dia Sete de Setembro para comemorar a Independência do Brasil. De acordo com informações do secretário Elton Coelho, de Comunicação Social do Município, a medida tem como objetivo cortar gastos extras. “Qualquer gasto para São Cristovão é supérfluo”, justifica o secretário, informando que a prioridade da prefeita Rivanda Farias é pagar o salário dos servidores e cumprir com o parcelamento de dívidas com o funcionalismo, que somam cerca de R$ 4 milhões.
O secretário Elton Coelho informou que, apesar de suspender o desfile cívico, a prefeitura não deixará o Sete de Setembro passar em branco no município. Segundo informou, as atividades relativas ao Dia da Independência serão realizadas nas próprias escolas, em sala de aula, durante a semana da pátria. “Foi assim no carnaval, no São João e não devemos ter festas até o final do ano”, avisa o secretário.
A decisão da prefeitura Rivanda Farias é criticada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese). “É um absurdo. O desfile não custa muita coisa para a prefeitura”, reage o professor Joel Almeida, diretor do Sintese. Para o sindicalista, a prefeitura está encontrando desculpas para os cortes que vem promovendo na folha de pagamento dos professores. “Não tem sentido esta medida, a despesa da prefeitura seria apenas com um palanque e a sonorização, coisas que a própria prefeitura deve possuir”, comentou Joel Almeida.
Por Cássia Santana