Premiação da Olimpíada Brasileira de Informática acontece nesta segunda

0

Foto: sxc.hu
Acontece nesta segunda-feira, 11, a partir das 9h, no Centro de Convenções de Sergipe, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Este é o segundo ano que Sergipe participa do evento nacional e desta vez três estudantes serão premiados com medalha de ouro.

Estudantes de 41 escolas das redes pública e particular do Estado participaram, sendo que 24 unidades de ensino passaram para a segunda fase. Durante a solenidade, que contará com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Computação, José Carlos Maldonado, os alunos que se destacaram serão premiados com medalhas estaduais e nacionais e cursos de programação. Ao todo serão distribuídas 92 premiações estaduais e 24 nacionais.

De acordo com a coordenadora do evento em Sergipe, professora Leila Maciel, os três estudantes além das medalhas receberão cursos de introdução à programação, na Unicamp, com todas as despesas pagas pela Fundação Carlos Chagas, patrocinadora nacional do evento.

Para Leila Maciel, a surpresa desse ano foi a maior participação de escolas do interior do que da capital. “O número de escolas da rede pública foi maior que da rede privada. Tivemos 75 escolas cadastradas, mas efetivamente 41 escolas ao todo realizaram as provas e destas 24 premiaram alunos, sendo dez da rede pública, que inclui o Cefet e o Colégio de Aplicação, e 14 da rede particular”, esclareceu a coordenadora.

Estímulo aos estudantes

A Olimpíada Brasileira de Informática é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Fundação Carlos Chagas (FCC) tendo como objetivo despertar nos jovens do ensino fundamental e médio o interesse pela Ciência, em particular pela Ciência da Computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A OBI é organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia.

Comentários