Nesta sexta-feira, 23, às 10h, no Auditório da Reitoria, vai acontecer a solenidade que
celebrará a implantação do projeto Redes Temáticas e do Núcleo Regional de Competência em Petróleo e Gás na Universidade Federal de Sergipe. Na oportunidade, estarão presentes o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, o gerente executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu Fraga, o reitor da UFS, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e demais membros da administração da universidade.
A parceria entre a empresa estatal e a universidade, assinada no dia 8 do mês passado na
sede da Petrobras no Rio de Janeiro, vai proporcionar um investimento da Petrobras na UFS de cerca de R$ 30 milhões nos próximos três anos para a montagem de infra-estrutura e realização de pesquisas científicas na área de petróleo e gás natural.
A implantação do Núcleo de Competência Regional é uma etapa decisiva para a excelência da pesquisa científica na área do petróleo, gás e energia realizada na UFS, decorrência da consolidação do trabalho de vários grupos de pesquisa da instituição. “Tenho certeza de que a pesquisa dará um salto de qualidade, principalmente por causa do grande aporte de recursos para a construção de laboratórios e de equipamentos”, avalia o reitor.
Ele explica que parceria vai se dar “a partir da linha de atuação dos pesquisadores da
UFS e da demanda da Petrobras”, possibilitando que cada uma das partes tenha melhores condições de desenvolver seu trabalho e obter resultados ainda mais expressivos. Além disso, “com essa aproximação, a UFS vai ter a competência de formar profissionais, aportando novos cursos de graduação e pós-graduação”.
Um dos primeiros cursos em estudo para implantação é o de Geologia, cujos profissionais são bastante requisitados pela indústria do petróleo. “A Geologia é um dos setores mais importantes do estado, e será extremamente beneficiada com a graduação na UFS”, analisa o professor Josué. A área é imprescindível para pesquisas ligadas à extração de petróleo e há tempos vem sendo requisitada em Sergipe. Alguns cursos de pós-graduação também têm perspectivas de implantação, como Análise de Impacto Ambiental.
A formulação e gerenciamento do projeto dentro da UFS ficou sob a responsabilidade do Grupo de Trabalho para a elaboração do Programa de Consolidação das Cadeias de
Conhecimento em Petróleo e Gás. O grupo, composto pelos professores Ricardo Santana, Ricardo Gurgel, Manoel Alvelos e Arie Fitzgerald, manteve todos os contatos junto à gerência regional da empresa e dos pesquisadores do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) até a formatação final da proposta, ratificada com a assinatura do convênio pelo reitor no mês passado.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B