Pressões externas atrapalham desempenho de ‘vestibulandos’

Além da pressão interna, jovens lidam com pressões na escola e na própria família (Foto: Reprodução/Pixabay)

“Meu filho já é o advogado da família”. “Esse vai ser médico, certeza”. “É o futuro da família”. Se muitos familiares bem soubessem, poupariam os jovens em preparação para o Enem ou vestibular desse tipo de frase. Elas podem até serem ditas em momento de descontração, mas, para a psicóloga Ellen Paesante, só aumentam a carga de pressão sobre o estudante. “São jovens que, durante esse período (de estudos), já alimentam uma pressão interna, vivem uma espécie de competitividade dentro da escola, então a família precisar ser o amparo”, explica.

Ellen: família tem que ser amparo (Foto: Portal Infonet)

A psicóloga lembra que cada estudante lida de forma diferente com a pressão durante a preparação para ingressar no ensino superior, e professores, pais e colegas devem observar o comportamento da cada um. “É preciso estar atento a esses jovens, tanto no aspecto psicológico e físico. Agressividade, inquietação, isolamento, são sintomas que podem se manifestar nos jovens sob forte carga de pressão”, explica. Nesses casos, o acompanhamento terapêutico é essencial para o jovem.

Faixas que só aumentam a competitividade

Nos últimos anos, as escolas (principalmente particulares) têm estampado em suas fachadas cartazes com os nomes dos aprovados em vestibulares. A prática se tornou até mesmo modelo de negócio para as escolas. O que não parece ser colocado em questão, no entanto, é a consequência para aqueles estudantes que não foram aprovados. “Eu imagino aquele que não passou e não tem faixa colocada com seu nome. Transparece que eles são inferiores, quando na verdade, a reprovação faz parte desse processo. Algumas pessoas precisam de mais tempo, e as famílias precisam ajudar nesse entendimento”, afirma Ellen.

Pressão interna é o maior desafio

Aprovados em medicina, Douglas e Thiago não passaram de primeira, mas souberam lidar com a pressão

Para Douglas Rosendo, recém-aprovado em medicina, o principal desafio foi a pressão interna. “Foram três anos tentando. Levei bomba nas duas primeiras, existe uma fraqueza, mas eu coloquei a aprovação como meta. A perseverança foi o que não me deixou desistir. Mas a expectativa das outras pessoas em nossos resultados as vezes atrapalha”, explica.

Quem também foi aprovado em medicina após dois anos de tentativa foi o Thiago Oliveira. “A gente se cobra muito, e isso pesa. Mas, no meu caso, todos que estavam ao meu lado fizeram a diferença. Professores comemoravam todas as notas boas, todos os avanços, tive muito apoio nesse processo”, completou.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais