Processo para ‘Cuidador Escolar’ tem 3.678 inscritos

(Foto: Vitor/SEPLAG)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento Gestão (Seplag), deverá divulgar no próximo dia 4 de setembro, o resultado definitivo do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para ‘Cuidador Escolar'. As inscrições terminaram na última segunda-feira, 17, e segundo a gerente geral de Recrutamento e Seleção da Seplag, Zélia Apóstolo, 3.678 candidatos se inscreveram.

Estão sendo ofertadas 80 vagas para serem destinadas às nove Diretorias Regionais de Educação (DREs) e a Diretoria Regional de Educação (DEA). A gerente da Seplag lembrou que a remuneração mensal será de R$ 800 por uma carga horária de 44 horas semanais, podendo o candidato ser lotado nos turno matutino, vespertino ou noturno, observada a necessidade da unidade de ensino onde for lotado o candidato.

Participaram do processo os candidatos que tiveram concluído o Ensino Médio e que tenham certificado expedido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretaria ou Conselhos Estaduais de Educação. No exercício de suas atividades, cada educador será responsável por até quatro alunos com deficiência. Entre as atividades que serão desempenhadas por esse profissional estão o acompanhamento e auxílio ao aluno com deficiência severamente comprometido no desenvolvimento das atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas (fisiológicas e efetivas) satisfeitas, fazendo por esse aluno somente as atividades que ele não consiga fazer de forma autônoma.

Disciplina

De acordo com o edital da Seplag, o Cuidador deve ainda atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe da escola; escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada; auxiliar nos cuidados e hábitos de higiene e necessidades fisiológicas desse aluno; estimular e ajudar na alimentação e na constituição de hábitos alimentares saudáveis; auxiliar na locomoção do aluno.

São atribuições ainda a de realizar sempre que necessário as mudanças de posição do aluno para maior conforto da pessoa cuidada em sala de aula; e acompanhar o aluno durante as aulas da disciplina Educação Física, recreio e/ou qualquer atividade que se fizer necessário.

O edital especifica que, é papel do cuidador comunicar à equipe da escola sobre quaisquer alterações de comportamento da pessoa cuidada que possam ser observada; acompanhar outras situações que se fizerem necessárias para a realização das atividades cotidianas da pessoa com deficiência durante a sua permanência na escola ou nas atividades extra-escolares.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais