Professor de Aracaju recebe prêmio do MEC

(Foto: Walter Martins)
Por sua contribuição para a melhoria da qualidade da educação através de experiências pedagógicas bem sucedidas, criativas e inovadoras, o professor polivalente José Reginaldo dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, foi contemplado pelo Ministério da Educação (MEC) com o ‘Prêmio Professores do Brasil”. José Reginaldo é autor do Projeto Plantae e recebeu o prêmio por estimular 35 alunos da 2ª série a adotar novos hábitos na utilização dos recursos naturais, com a perspectiva de contribuir para um meio ambiente sustentável.

O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas por professores de escolas públicas em todas as etapas da educação básica, educação infantil, ensinos fundamental e médio, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação”.

“Desde 2008, venho realizando um planejamento estratégico de ações pedagógicas que têm como tema gerador o aquecimento global. De forma interdisciplinar, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e paradigmas relacionados à preservação do meio ambiente, em especial, o ecossistema do manguezal localizado às margens do rio do Sal, afluente do rio Sergipe”, explicou o professor.

Diversas atividades pedagógicas foram adaptadas ao cotidiano dos alunos durante a execução do Projeto Plantae. A princípio, foi feito um levantamento histórico e geográfico com base nos impactos negativos causados pela ação do homem no bairro Santos Dumont. O próximo passo foi tentar efetivar parcerias com ONGs, instituições públicas e privadas para fortalecer as ações educativas, que, posteriormente, contaram com a participação de pais, alunos e líderes comunitários.

“Foram promovidos momentos de discussão sobre o tema, exibições de vídeos que mostraram as consequências dos impactos ambientais no mundo e no próprio bairro, além de visitas às margens do rio do Sal para verificar o desmatamento do mangue. Aliado aos conteúdos de ciências, por exemplo, os alunos mergulharam em estudos sobre os fenômenos da natureza e suas principais consequências, as doenças transmitidas em função do manuseio incorreto do lixo e as partes das plantas”, acrescentou José Reginaldo dos Santos.

Atrativos como o ‘Dia da Alimentação Saudável”, em que uma simples degustação de uma salada de frutas ocasionou o estudo de pirâmides alimentares e a exposição de cartazes, conseguiram estimular os alunos, que, após demonstrarem total interesse pelos conteúdos disciplinares, acabaram por se tornar multiplicadores de informações.

“É importante preservar o meio ambiente, pois estamos cuidando do que é nosso. Não devemos jogar lixo nas ruas ou rios, mais sim nas lixeiras. Antigamente as pessoas bebiam água e tomavam banho tranquilamente no rio que faz parte da nossa comunidade. Hoje está tudo poluído. Precisamos ter muito cuidado”, advertiu a aluna Lívia Nayara da Silva, 8 anos.

8º Encontro Pedagógico e Cultural

José Reginaldo dos Santos foi um dos professores homenageados na cerimônia de abertura do ‘8º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino”, realizada nessa quarta-feira, 25, no auditório do Sest/Senat. Ele foi agraciado com placa e custeio total para participação em evento educativo realizado em qualquer lugar do país no ano de 2010.

Promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o encontro acontece até às 17h30 desta quinta-feira, 26, e tem como tema ‘Paradigma de Qualidade da Educação: O Direito de Aprender”.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais