Professor do IFS obtém doutorado em educação matemática

Laerte Fonseca é o primeiro sergipano a obter o título de doutor em Educação Matemática (Foto: divulgação)

O professor Laerte Fonseca é o primeiro sergipano a obter o título de doutor em Educação Matemática. A conquista veio através da pesquisa “Um estudo sobre o Ensino de Funções Trigonométricas no Ensino Médio e no Ensino Superior no Brasil e França”, desenvolvida durante o Programa De Pós-Graduação Em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

Laerte buscou em sua pesquisa analisar a transição do Ensino das Funções Trigonométricas Ensino Médio-Ensino Superior sob os fundamentos teóricos de alguns quadros da Didática da Matemática Francesa e da Neurociência Cognitiva.

"O estudo possibilita aos pesquisadores, professores e pedagogos, atualizar os mecanismos, alternativas ou estratégias didáticas dirigidas aos alunos, tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior por meio de esclarecimentos científicos de onde, como e quando a Aprendizagem Matemática ocorre, desenvolve-se e pode ser compreendida para alcançar o sucesso pretendido, principalmente, pelos alunos portadores de transtornos, distúrbios, dificuldades ou problemas de aprendizagem específicos de Matemática", explica.

Laerte Fonseca explica de que forma o estudo influenciará na aprendizagem dos alunos. "O ensino de Matemática poderá contribuir para mobilizar, favorecer e melhorar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos caso considere, ao menos, a possibilidade de iniciar um movimento de aproximação e apreciação dos fundamentos da Neurociência Cognitiva que garantem os mecanismos ativadores do sistema atencional e dos sistemas mnemônicos imprescindíveis para que os estudantes 'prestem atenção' nas orientações do professor e 'evoquem' os conhecimentos prévios adquiridos em séries escolares anteriores e também de suas experiências individuais", detalha.

Conquistas

Laerte Fonseca é professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e foi o primeiro sergipano a ingressar como aluno regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unian; também foi a primeiro sergipano e aluno desse programa a fazer o Sanduíche no Exterior com duração de um ano na cidade de Lyon, na França.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais