![]() |
O professor Laerte Fonseca (Fotos: Ascom IFS) |
Na última semana, o professor Laerte Fonseca, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), teve um artigo publicado na Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, indexada no SciELO. O trabalho, intitulado ‘Uma autópsia nas origens dos problemas de aprendizagem matemática sob as lentes da transferência em Freud’, tem o objetivo de fomentar as discussões dos conceitos psicanalíticos nos ambientes formais de aprendizagem matemática no Ensino Básico.
Para isso, é utilizado o mecanismo da transferência como conceito psicanalítico para compreender as origens dos problemas de aprendizagem matemática. “A minha análise teórica para esse artigo repousou em Freud (1901, 1912, 1915), Nasio (1999), D’Ambrosio (1996), Fiorentini e Lorenzato (2009), Huete e Bravo (2006), Pain (1985) e Kupfer (1989)”, afirma o professor Laerte.
![]() |
Artigo publicado em revista |
Segundo ele, os resultados alcançados demonstraram que o mecanismo da transferência resulta de situações mal resolvidas entre pais e filhos, que durante as aulas de Matemática são compreendidos como resistência à sua aprendizagem, ocasionando os problemas escolares. “No texto, o IFS é citado como locus das observações para elaborações de inferências e articulações teóricas que interligam Psicanálise a Aprendizagem Matemática”, conta. Confira o artigo na íntegra nas páginas 273 a 282.
Fonte: CCOM do IFS