Professor vê que química predominou em prova

Adailton e Matheus: química predominou

Surpreendeu a quantidade de questões vinculadas à matéria de química aplicada na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação vem do professor Adailton Vilela de Almeida, coordenador de ensino de uma escola da rede privada de Aracaju.

Segundo o professor, um mecanismo diferente daquele usado no ano passado quando foram predominantes questões relacionadas à física nesta mesma prova. “Percebemos claramente que, neste ano, as questões de química sobressaíram nesta prova e isto é bastante interessante”, observou o professor.

No contexto geral, conforme analisou, os questionamentos ocorreram dentro da expectativa. Mas há alunos que aguardavam predominância de outros conhecimentos. “Senti falta de eletricidade”, observou o adolescente Matheus Cruz, 17, que está enfrentando os desafios do Enem neste ano.

Redação

Neste domingo, 25, os candidatos voltam aos pontos onde as provas do Enem estão sendo aplicadas para responder às questões relacionadas às linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e a prova de redação, que se tornou o grande bicho-papão do concurso. E qual seria o palpite para o tema? “Depois daquela do ano passado, eu não arrisco mais nada”, observou o professor, numa referência ao tema proposta no Enem 2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil”.

Mesmo assim, o professor alerta que temáticas como ética na política e questões hídricas poderão ser consideradas. “Mas tudo é uma incógnita”, diz. O mais importante, neste segundo dia de Enem, é a cautela. “Otimizar o tempo, manter a calma e ler atentamente todas as questões antes de começar a responder a prova”, sugere. “Às vezes, o aluno erra por não fazer uma leitura criteriosa da prova e muitas vezes a resposta está lá na própria prova”, ensina.

Para o professor, o ideal é o candidato começar a responder as questões mais fáceis. “Errar questões fáceis e acertar questão difícil, o aluno sai penalizado”, avalia. No primeiro dia de prova, candidatos ficaram frustrados por chegarem atrasados e até esqueceram documento de identidade. O professor faz um alerta para que o candidato fique atento nestes pormenores para evitar transtornos e decepções.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais