Professora da UFS lança livro sobre a arquitetura de Sergipe

Professora da UFS lança livro sobre a arquitetura de Sergipe

 

A professora Adriana Dantas Nogueira, do Departamento de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, lança nesta quinta-feira, às 18h30, no Cultart, o livro “Patrimônio Arquitetônico e História Urbana – Ensaios sobre o patrimônio arquitetônico de Sergipe e sobre a estrutura sócio-espacial de Aracaju”. É mais um título da Editora UFS, em convênio com a Fundação Oviêdo Teixeira, instituição parceria já há cinco anos.

Nascida em Fortaleza (CE), a autora é arquiteta, com mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade de São Carlos (SP) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e University College London, da Inglaterra. Durante o doutoramento ela produziu os textos que compõem os três capítulos do livro: 1 – “Identidade, Preservação e Turismo do Patrimônio Cultural: O caso do patrimônio arquitetônico de Sergipe”, no qual aborda a questão cultural, o patrimônio histórico, artístico e turístico sergipano; 2 – “A Busca da Identidade de um Patrimônio Local”, sobre a construção simbólica dos monumentos aracajuanos; e 3 – “A Estruturação Sócio Espacial de Aracaju”, que trata da criação da nova capital, as estratégias para o desenvolvimento, a economia predominante, a política habitacional após o desenvolvimento da cidade, a verticalização e também a favelização. O prefácio é da professora Vera Lúcia Alves França, do curso de pós-graduação em Geografia da UFS.

 

Edital 2006

O coordenador do Programa Editorial da UFS, professor Luiz Augusto Carvalho Sobral, informa que no dia 15 de maio será lançado o edital para seleção dos autores que serão publicados pela Editora UFS a partir deste ano. O período de inscrições dos textos dos futuros livros será daquela data até o dia 14 de julho. Uma alteração em relação ao edital anterior é a exclusividade da chancelaria da Editora UFS e Fundação Oviêdo Teixeira. Será permitido ao autor conseguir patrocínio (caso contrário terá que arcar com um terço do custo da impressão), mas neste caso o livro sairá sem o apoio e sem o selo da Fundação Oviêdo Teixeira. Em qualquer caso, o autor terá direito a 20% do total de exemplares editados.

No mesmo dia 15 de maio será lançado o Catálogo 2006 do Programa Editorial da UFS, que também contou com a parceria da Fundação Oviêdo Teixeira. O catálogo lista os cerca de 40 livros já lançados pela Editora UFS (fora os trabalhos institucionais) e informa sobre os 14 próximos lançamentos.

 

Na SBPC

Depois de participar, em março, da última edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Editora UFS estará presente, de 16 a 21 de julho, na 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Florianópolis (SC). A Editora UFS vai expor seus livros no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), da mesma forma que fez na Bienal.

“A Editora UFS, graças ao apoio da administração da Universidade Federal de Sergipe e à parceria fundamental com a Fundação Oviêdo Teixeira, já se firmou no mercado editorial brasileiro, o que tem nos rendido o reconhecimento da comunidade sergipana como um todo”, disse Luiz Augusto Sobral, lembrando que recentemente a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou um voto de congratulações pelo importante trabalho que a Editora UFS vem prestando, de publicar os bons autores sergipanos ou radicados aqui. O autor da propositura foi o vereador Iran Barbosa.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais