Professores adiam queima do Índice Guia de Avaliação

O ato faz parte do agosto vermelho (Fotos: Portal Infonet)

A queima do Índice Guia de Avaliação de Desempenho que estava marcada para acontecer nesta segunda-feira, dia 13, foi adiada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Ensino (Sintese). O ato faz parte da programação do Agosto Vermelho, mês onde diversos atos acontecerão tanto na capital quanto no interior em defesa do reajuste do piso do magistério e pela autonomia dos professores nas escolas da rede estadual, iria ocorrer em frente à sede da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) localizada na Rua Laranjeiras, no centro.

De acordo com o diretor de comunicação do Sintese, Joel Almeida, o ato foi desmarcado em virtude da discussão sobre a implementação do Índice Guia ter sido adiado pela DEA. “Hoje o Governo do Estado tinha marcado uma reunião com Mares Guia, com os diretores e um professor de cada escola pra que ele [Mares Guia] pudesse fazer a explanação sobre esse pacote. Nós viemos aqui pra fazermos esse protesto a esse pacote, mas quando eles souberam que a gente vinha, eles desmarcaram a reunião, ou seja, não querem conversar com os professores”, afirma Joel Almeida.

O ato iria ser realizado na porta da DEA

Apesar do adiamento do ato, a categoria garante que a luta vai continuar e que tão logo seja remarcado a reunião, a queima do índice ocorrerá. “Quando eles remarcarem essa reunião nós também vamos marcar o ato fazer o protesto e promover o debate”, diz.

No entendimento da categoria, ao impor o “Compromisso de Gestão” e o “Índice Guia” documentos que compõem um modelo de avaliação que não leva em conta a realidade dos alunos, dos professores, da estrutura física da escola e da comunidade a Secretaria de Estado da Educação (SEED) coloca em risco a autonomia das escolas e, principalmente dos professores estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

SEED

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessora de comunicação da SEED. Em nota, o Secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas diz:

Joel Almeida

"Vejo as manifestações com serenidade e com perplexidade. Serenidade, porque a crítica, quando construtiva, é sempre bem-vinda, é oportunidade para a revisão de uma ideia e oportunidade para novas aprendizagens. Infelizmente, não é esse o caso. Daí a perplexidade. Por que? Todos sabemos que Sergipe encontra-se, há duas décadas, entre os cinco estados da Federação com os piores desempenhos acadêmicos nas avaliações nacionais do Ministério da Educação. Logo, recorrentemente a educação pública em Sergipe vive, convive e reproduz uma crise. Os alunos, com poucas exceções, não satisfazem as necessidades básicas de aprendizagem. A Secretaria não briga com os fatos; reconhece isso e tem agido para superar essa crise Enquanto isso, o próprio SINTESE se nega sequer a ouvir uma exposição sobre o Índice Guia e, na sequência, participar de um debate sobre o tema, quando poderia apresentar seus questionamentos, dúvidas, críticas, e até as suas certezas".

A matéria foi alterada às 17:32 para o acréscimo da nota da SEED.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais