![]() |
Categoria está acampada nas galerias (Foto: Ascom Sintese) |
Os professores da rede estadual de ensino continuam acampados dentro da Assembleia Legislativa de Sergipe. A categoria decidiu pela ocupação na tarde desta segunda-feira, 6, após uma rápida assembleia realizada entre às 14h30 e às 15h e tão logo o projeto enviado pelo governador Marcelo Déda, tratando da revisão do Piso Salarial dos Professores, foi lido em plenário, eles iniciaram a ocupação.
De acordo com a presidente do Sindicato da categoria (Sintese), Ângela Melo, eles somente deixarão as galerias da Assembleia Legislativa quando os deputados puderem mediar a situação, pois o texto do projeto reafirma a posição do Governo em dividir a categoria, ou seja, apresenta índice de reajuste diferenciado entre os professores de nível médio e nível superior.
"Nós estamos em vigília, com a assembleia ocupada, pois o Governo do Estado está tratando os professores de forma cruel”, lamenta a professora Ângela Melo, acrescentando que uma média de 40 pessoas vão passar a noite naquela Casa.
|
Ângela Melo: "Vamos permanecer acampados" (Foto: Portal Infonet) |
A presidente do Sintese disse ainda que o Governo está chantageando. “Isso é chantagem do Governo porque o ano de 2010, foi um ano difícil, por conta da crise econômica mundial, mas o Governo teve recursos para aplicar o piso e reajustar. Agora alega que a despesa é bem maior do que a receita. Ele posta uma tabela salarial e esquece que o nível cinco é o professor com doutorado, que ganha menos de R$ 5 mil”, enfatiza.
Líder
Indagado pela imprensa sobre a ocupação, o líder do Governo na Assembleia, Francisco Gualberto afirmou: “O Sintese é uma entidade autônoma e só nos resta respeitar a decisão do sindicato. Nós entendemos que isso faz parte do jogo democrático”.
O deputado Augusto Bezerra (DEM) disse que o projeto será apreciado nas comissões nesta terça-feira, 7. “Mas eu vou votar contra, pois como presidente da Comissão de Constituição e Justiça entendo que é inconstitucional quando divide a categoria”.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B