Retomada da carreira: professores querem nova negociação com o Estado

(Foto: Sintese)

Em Assembleia Geral realizada nesta terça-feira, 17, os professores da rede estadual de ensino decidiram apresentar ao Governo do Estado uma contraproposta para retomada da carreira e também solicitar uma nova rodada de negociações.

Em nota divulgada à imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) disse que os professores aceitaram parcialmente à proposta no que diz respeito à aplicação de 1% na mudança de letra por tempo de serviço e à incorporação de R$100 do abono no vencimento inicial a partir de janeiro de 2024 para ativos e aposentados.

O Sintese disse ainda que em relação à retomada da carreira (para ativos e aposentados), a categoria avaliou que a proposta enviada pelo governo de aplicar de 6% a 15% na progressão vertical (por níveis), parcelado em dois momentos (em janeiro de 2024 e janeiro de 2025), não deveria ser aceita.

Contraproposta

Ainda segundo o Sintese, a contraproposta aprovada, por unanimidade, pelas professoras e professores da ativa e aposentados na assembleia, foi de aplicar os percentuais de 6% a 15% integralmente já em janeiro de 2024 e recriar a comissão de negociação para um novo processo de retomada da carreira em 2025.

O Sintese explicou que o magistério entende que o governo estadual precisa assegurar o respeito à atualização do piso salarial anual, com respeito ao plano de carreira. “Apresentamos essa contraproposta e ela foi aprovada pela categoria, pois todo o debate da comissão de negociação para a retomada da carreira nos mostrou que financeiramente é possível sim, aplicar os percentuais de 6% a 15% já em 2024. Esperamos que o governo seja sensível ao pleito do magistério e possamos retomar as negociações o quanto antes”, afirma o presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

O sindicato enviou ofício ao governo com a resposta da categoria e a solicitação de reabertura do processo de negociação. A categoria também decidiu permanecer em estado de assembleia permanente.

Proposta do Governo

No último dia 11, o Governo de Sergipe apresentou proposta de retomada da Carreira do Magistério em reunião no Palácio Olímpio Campos. Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri considerou o debate histórico, já que atende uma demanda de 16 anos da categoria. “O que estamos fazendo aqui é histórico. Temos compromisso com os servidores e com a população. Esperamos consolidar a proposta para apresentar esse projeto na Assembleia Legislativa e, a partir daí, virar lei”, explicou.

Entre os pontos propostos estavam: escalonamento da carreira do Magistério Estadual entre os níveis iniciais no percentual de 6% a 15% (6% – Graduação; 7,5% Especialização; 9,3% – Mestrado e de 15% – Doutorado) a ser implementado por meio de tabelas remuneratórias em duas etapas em janeiro de 2024 e janeiro de 2025; escalonamento do Vencimento Efetivo em 1% entre as Classes (A -J), atingindo percentual acumulado de 9,4% de aumento na última classe em relação à classe inicial; incorporação ao vencimento efetivo do abono temporário em janeiro 2024 em janeiro de 2025 para todos os professores ativos e inativos.

 

Por Luana Maria com informações do Sintese e da ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais