|
Professores lotaram a sede do Insituto Histórico e Geográfico de Sergipe (Fotos: Portal Infonet) |
Em assembleia extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira, 29, os professores da rede estadual decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação deve ser iniciada na próxima segunda-feira, 3, em protesto contra o descumprimento da Lei do Piso por parte do governo estadual. Os educadores contabilizam 514 dias sem reajuste de salários.
Durante a reunião, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), Ângela Melo, salientou as dificuldades da categoria. “Os professores, principalmente os aposentados, estão passando pelo pior momento da história da educação. Há um ano não temos nenhum reajuste, e o governo nem mesmo sinaliza uma proposta satisfatória”, disse.
Ângela relembra ainda as tentativas de negociação entre os educadores e o governo do Estado. “No último dia 16, a categoria foi à Assembleia Legislativa de Sergipe [Alese] para debater a folha de pagamento dos professores com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas. O secretário, no entanto, não compareceu à reunião”, relata. Por maioria absoluta, a categoria rejeitou o índice de 6,5% de reajuste.
Para a presidente, o Estado tem tentado conter as propostas de greve por parte da categoria. “Para os professores em estágio probatório, a adesão à uma greve significa demissão. Isso é uma postura fascista, digna de repúdio”, opina.
|
Ângela Melo: postura de coerção à greve é digna de repúdio |
Atos
Após a assembleia desta quarta, os professores saíram em caminhada pelas ruas do Centro. Iniciando o calendário da greve, uma nova reunião geral ocorrerá na tarde do dia 3, às 15h, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Após a assembleia, os professores seguirão em direção à Alese.
Dando prosseguimento às ações, os professores realizarão um ato público em frente à sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) no dia 4, a partir das 8h.
Por Nayara Arêdes e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B