Professores da rede estadual entram em greve

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Sergipe, Ivonete Cruz (Foto: Arquivo Infonet)

Começa nesta quarta, 15, uma greve nacional por tempo indeterminado dos cerca de 12 mil professores da rede estadual de Sergipe. Por causa do ato, alunos de mais de 300 escolas estaduais ficarão sem aula. A greve, segundo explica a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Ivonete Cruz, tem como principal objetivo barrar a reforma da previdência.

“Participamos de um congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação no início deste ano e foi deliberada uma greve geral em todo Brasil a partir de hoje, por entendermos que com a reforma da previdência, as pessoas vão perder o direito da aposentadoria”, explica.

Ivonete Cruz informa, ainda, que os professores têm uma aposentadoria especial, que dá à professora o direito de se aposentar aos 55 anos de idade e com um tempo de 25 anos de contribuição. Já ao professor é dado o direito de se aposentar com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição.

“Mas, com a reforma tanto os homens, quanto as mulheres só poderão se aposentar aos 65 anos de idade, e com um tempo de 49 anos de contribuição para ter a aposentadoria integral. No meu caso, por exemplo, para completar 49 anos de contribuição só vou poder me aposentar aos 83 anos de idade. Ou seja, eu não vou me aposentar”, exemplifica.

De acordo com a presidente do Sintese, para se aposentar com 65 anos de idade qualquer trabalhador terá que começar a contribuir com a Previdência Social aos 16 anos de idade. “E nunca ficar desempregado. Praticamente ninguém vai se aposentar aos 65 anos de idade, vai acabar morrendo sem conseguir a aposentadoria”, diz.

Outra pauta de reivindicação dos trabalhadores na educação é o pagamento do piso da categoria na carreira. Com relação aos atrasos salariais, a presidente do Sintese informa que a situação já foi regularizada para os da ativa, mas os aposentados ainda estão recebendo com atraso. “O mês de fevereiro, por exemplo, os aposentados só receberam no dia 14 de março”, lamenta Ivonete Cruz.

Ato público

Os professores se juntam a outras classes de trabalhadores nesta tarde a partir das 15h na Praça General Valadão, em Aracaju, de onde sairá uma caminhada pelas ruas da capital fazendo um circuito pelo Centro comercial rumo à Assembleia Legislativa (Alese). O ato faz parte do Dia Nacional de Luta contra as Reformas da Previdência, Trabalhista e do Ensino Médio. Em Sergipe também estará na pauta a Luta contra a Privatização da Deso. 

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais