|
Roberto Silva "somos contra a esta avaliação" (Foto: Portal Infonet) |
Contra o Dia “D”, do Índice de Avaliação de Desempenho, através do Compromisso de Gestão, os professores da Rede Pública de Ensino do Estado de Sergipe irão paralisar as atividades nesta quarta-feira, 06. A categoria alega que as avaliações são impostas pelos gestores e atribui os problemas da educação aos profissionais. Na manhã desta terça-feira, 06, os professores se reuniram em assembléia para discutir a situação.
Amanhã, quarta-feira, 07, os professores farão um ato em frente à Secretaria de Educação do Estado (SEED). De acordo com Roberto Silva, diretor do Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese) o dia “D” da Avaliação foi cancelado pela secretaria, mas o programa continua.
Ainda segundo Silva, a categoria é contra o Indicie de Avaliação por entender que as metas estabelecidas pelos gestores não condiz com a realidade vivida pelos professores nos estabelecimentos de ensino. A categoria discutiu também sobre o reajuste de 22,22%.
“Este programa foi um pacote de gestão comprado pelo governo de Sergipe e que analisando esse pacote a gente pode observar e visa punir diretores e professores de escolas por metas que são estabelecidas pelos gestores sem nenhuma discussão com os professores. Portanto discordamos desse método. Amanhã seria para o dia “D de Avaliação”, mas a categoria reagiu contrariamente e levou o adiamento, mas manteve a essência do pacote de gestão. Por isso, hoje estamos em assembleia para discutir a existência desse Índice Guia e a paralisação será mantida porque a essência do índice guia não foi suspenso”, explica Roberto Silva.
Dia “D”
Em nota divulgada pela Seed na última segunda-feira, 06, a secretaria explica que foi aberto um diálogo com a categoria para discutir o projeto. “A secretária de Estado da Educação, Hortência Maria Pereira Araújo, entendendo a necessidade de abrir o diálogo realizou no último dia 30 de abril reunião com dirigentes do Sintese. O projeto do Dia D foi apresentado e, após discussões, a secretária assumiu o compromisso de atender às reivindicações da entidade. Nesta segunda-feira ela já determinou providências para alterar o inciso II do art. 3º da Portaria nº 1775/2014, de 27.02.2014 e revogar as portarias que vinculam as ações pedagógicas da rede à metodologia de avaliação pautada pelos instrumentos "Compromisso de Gestão" e "Índice Guia".”, diz um dos trechos na nota divulgada na página da Seed.
Por Eliene Andrade