Professores da UFS defendem manutenção do ensino remoto

Professores da UFS aprovam suspensão do retorno presencial das aulas (Foto: Portal Infonet)

Em Assembleia Geral realizada na última quarta-feira, 25, os professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aprovaram a suspensão do retorno presencial ou híbrido a partir de 31 de janeiro e propuseram a manutenção do ensino remoto. Segundo a Associação dos Docentes da UFS (ADUFS), a decisão foi tomada em virtude do comportamento da pandemia em Sergipe, no Brasil e no mundo.

“Como garantir proteção à saúde, por exemplo, no deslocamento entre as residências e a universidade? Como se proteger em ônibus superlotados, quando não se sabe quem ali está vacinado? Como ter segurança sanitária em salas de aula com ventilação inadequada? Estas e outras questões têm preocupado as professoras e professores da Universidade Federal de Sergipe, que discutiram, nesta segunda-feira, 25, em Assembleia Geral da categoria, o alarmante cenário da covid-19 no estado, no Brasil e no mundo”, destaca a ADUFS.

Diante desse cenário, os professores se posicionaram favoráveis à retomada do ensino remoto. “Não há dúvidas de que estamos cansados do ensino remoto. Não apenas nós professores, mas também os estudantes. Sabemos que há diferenças substanciais entre as atividades presenciais e remotas, mas compreendemos que o fundamental, e sempre prioritário, é a defesa da vida. Por isso, e entendendo os alertas da ciência, o mais cuidadoso é não termos atividade presencial neste momento”, disse Romero Venâncio, professor da UFS e presidente da ADUFS.

A ADUFS ressalta ainda que este cuidado a que se refere Romero tem como base dados e evidências atuais da circulação do coronavírus em Sergipe. “Um indicador neste sentido foi apresentado durante a Assembleia: de 239 testes antígeno realizados na última segunda-feira, 24, no Centro de Aracaju, 43% tiveram resultado positivo para a covid-19”, destaca a entidade.

Período letivo

Em dezembro de 2020, a UFS publicou o edital Plano de Retomada Presencial Gradual das Atividades da Graduação. O  documento estabelece que as atividades serão retomadas no formato híbrido e que as aulas presenciais serão voltarão a acontecer gradativamente. No mesmo mês, a Universidade confirmou que o período letivo 2021.2 será iniciado no dia 31 de janeiro.

No último dia 19 de janeiro, a UFS divulgou que por determinação da Justiça Federal e por decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), passará a exigir o comprovante de vacinação para a comunidade acadêmica (formada por alunos, professores, técnicos-administrativos e terceirizados) para a realização de atividades administrativas e acadêmicas em suas dependências.

UFS

A Universidade Federal de Sergipe informa que tem sido assessorada, desde o início da pandemia da Covid-19, pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, cujos relatórios técnicos tem sido a base científica para implantação das fases do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais, estabelecido em 2021. Desde então, a Universidade tem seguido as recomendações emitidas pelo Comitê. Em reunião realizada na manhã de ontem (26/01), os membros do Comitê aprovaram por unanimidade a nota técnica nº 01/2022, elaborada pelo professor Paulo Ricardo Martins-Filho, com a recomendação expressa de regressão para a fase 2 do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais, com até 50% de ocupação dos espaços e respeito ao Protocolo de Biossegurança da UFS. Também consta na nota técnica que as atividades dos Restaurantes Universitários (Resuns) serão executadas, respeitando-se o limite de ocupação da fase 2. Em relação ao calendário acadêmico, a recomendação do Comitê foi pela manutenção do seu início na próxima segunda-feira (31/01). A gestão superior da UFS fará reuniões com as direções de centros e de campi para tratar dos procedimentos a serem realizados. Reitera-se o compromisso institucional de zelar pelo cumprimento das normas vigentes em prol da saúde e do bem-estar de todos que compõem a Universidade Federal de Sergipe.

Por João Paulo Schneider

*A matéria foi alterada às 08h31 do dia 27/01 para acréscimo de nota da UFS

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais