Professores da UFS pesquisam em recifes de Sergipe

Pesquisadores da UFS iniciam pesquisa em Recifes de SE (Fotos: Portal Inonfet)

Pesquisadores do laboratório de pesquisas Georioemar, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), iniciaram na manhã desta segunda-feira, 19, estudos do fundo marinho na plataforma continental de Sergipe. A pesquisa que segue até o próxima dia 30, conta com uma equipe de quatro profissionais, entre geólogos e oceanógrafos, que tem como propósito conhecer os recifes do Estado.

A pesquisa será realizada por meio de um equipamento importado dos Estados Unidos, que será utilizado pela primeira vez no Estado, denominado de Sonar de Varredura Lateral. Através dele será possível obter imagens mais precisas de uma área de aproximadamente 20 km da praia de Atalaia, na capital sergipana.

“As águas marinhas de Sergipe são menos transparentes do que em outras regiões do Nordeste. Esse novo equipamento obterá imagens precisas, pela primeira vez, permitindo uma visão com mais detalhes dos recifes. Resolve um antigo problema de obter boas imagens do fundo do mar, em função da baixa transparência”, explica o coordenador da campanha no mar de Sergipe, professor Luiz Carlos.

Pesquisa será realizada por meio de um equipamento importado dos Estados Unidos

O coordenador da campanha, Luiz Carlos

Programa Marseal

A pesquisa está sendo realizada por meio de um convênio firmado entre a Universidade Federal de Sergipe e Petrobras, denominado de programa Marseal. O programa compreende pesquisas realizadas entre o Sul de Alagoas, Sergipe e o Norte da Bahia, e objetiva avaliar informações pré-existentes e coletar novos dados geológicos.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais