De acordo com a representante do Sintese em Itabaininha, Damiana Pepe Bispo, são 528 professoras no município tentando um acordo. “A adesão ao movimento é de 70%. O pior é que o prefeito Joaldo Lima garante ter o dinheiro, mas que só paga se a Justiça determinar, mesmo sabendo que a O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), professor Rubens Marques, o Dudu, diz que dois meses não são dois dias. “A CUT está aqui defendendo uma intervenção na Prefeitura de Itabaianinha e vamos provocar o Judiciário já que o prefeito diz que tem o dinheiro mais não paga, a não ser com a Justiça obrigando. O Poder Judiciário precisa ser mais enérgico, já que considerou a greve legal”, entende professor Dudu. Presente ao ato, a presidente do Sintese, professora Ângela Melo falou sobre a ida dos professores à Assembléia Legislativa. O deputado Wanderlê Correia, que integra a Comissão de Educação da Casa Legislativa, firmou o compromisso de se dirigir à prefeitura de Itabaianinha para conversar com o prefeito e mediar a negociação junto aos professores. Por Aldaci de Souza
Professores do município de Itabaianinha, em greve há 58 dias, fizeram um ato na manhã desta quarta-feira, 6, no calçadão da rua João Pessoa. Eles vieram tentar sensibilizar o Poder Judiciário para a situação em que a prefeitura não está pagando o piso salarial do magistério à categoria. Após o ato, os profissionais foram até a Assembléia Legislativa tentar sensibilizar os deputados. Cerca de 9 mil alunos estão fora das salas de aula. Ato aconteceu no calçadão da rua João Pessoa
greve foi considerada legal”, lamenta Damiana, garantindo que a greve vai continuar por tempo indeterminado. Professor Dudu: “A CUT defende a intervenção no município”
“Nós queremos sensibilizar os deputados, principalmente os integrantes da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa para que façam a intermediação junto ao município, pois a greve foi considerada legal e os professores estão querendo acabar com essa situação constrangedora”, ressalta a presidente do Sintese. Damiana Pepe: “Greve continua”
Contraponto
A reportagem do Portal Infonet tentou por várias vezes ouvir o prefeito Joaldo Lima Carvalho. Na prefeitura, a informação é de que ele está viajando, mas que a secretária de Educação do município, Fernanda, falaria sobre a greve. Só que nem Joaldo, nem Fernanda atenderam ao celular. O Portal Infonet continua à disposição da prefeitura. Ângela Melo: “Sensibilizar deputados”
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B