Professores de Japoatã estão com atividades paradas

(Foto: Ilustrativa/Arquivo Portal Infonet)

Os professores municipais de Japoatã, interior de Sergipe, estão em greve por tempo indeterminado; De acordo com a professora Sandra Moraes, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), a decisão ocorreu após o descumprimento de um acordo entre professores e prefeitura.

“Estava combinado que em agosto seria dado o reajuste do Piso em 13% aprovado em janeiro de 2015, mas como os professores não receberam o salário reajustado, decidiram entrar em greve até que seja pago o que lhe é de direito”, afirmou Sandra. A diretora do Sintese alertou ainda que além de ter direito ao reajuste, os professores esperam receber o retroativo dos meses de janeiro a agosto.

O Portal Infonet entrou em contato com o secretário de educação do município de Japoatã, Joselito Alves, e o mesmo confirmou que havia o compromisso para pagar o reajuste em agosto, mas para selar o acordo, os professores deveriam abdicar do retroativo. Joselito disse que o acordo com os professores previa pagar o reajuste a partir de agosto, mas a questão do retroativo seria discutida, argumentando que o município enfrenta uma crise financeira.

O secretário por fim disse que aguarda o prefeito Gimarcos Evangelista (PSD) retornar de compromissos em Aracaju para solucionar a situação e se pronunciar sobre o assunto.

Greve em outros municípios

No município de Propriá os professores municipais estão às vésperas de completar um mês de greve, iniciada no dia 17 de agosto. A reivindicação da categoria no município é pelo fim do parcelamento e atrasos constantes no pagamento do salário. “O mês de julho nós recebemos em três vezes, sendo a última parcela paga no dia 10 de setembro”, afirma a professora do município, Maria Glaucia.

Em Itaporanga a situação se repete. A greve no município já dura 55 dias. Os professores cobram reajuste salarial, melhores condições de trabalho e mudança de nível dos professores, que segundo o professor Wilson Menezes, não acontece há três anos.

O Portal Infonet tentou entrar com contato com os gestores dos dois municípios mas não obteve êxito. A redação do Portal encontra-se a disposição para qualquer declaração ou posicionamento dos gestores através do telefone 2106-8000 ou pelo email: jornalismo@infonet.com.br.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais